Re: Roteamento avançado ip route

Lucas Mocellin escreveu:
> Olá,
>
> também já passei por esse problema, e resolvi tudo isso somente com
> iproute.
>
> Veja o exemplo abaixo, adaptei para as suas "eth's" porem, nao mudei
> as redes e os ips do servidor(192.168.20.10 <http://192.168.20.10> e
> 192.168.10.10 <http://192.168.10.10>). o 192.168.20.1
> <http://192.168.20.1> é meu gateway padrão e o 192.168.10.1
> <http://192.168.10.1> é o gateway do segundo link.
>
> /sbin/ip route add 192.168.20.0/24 <http://192.168.20.0/24> dev eth0
> src 192.168.20.10 <http://192.168.20.10> table wan1
> [...]

estamos tratando isso no tópico atual aqui na lista "dois links".
Vou copiar o que escrevi lá:

Load balancing é feito em Linux com iptables + Iproute. Vai usar multipath
routes. Existem muitos documentos que mostram como fazer isso. Um que
recomendo é http://lartc.org/howto/. Especialmente a seção 4.2.

(http://lartc.org/howto/lartc.rpdb.multiple-links.html)

resumindo para o seu caso: basicamente vc está com a faca e
o queijo na mão =) porque já está com as rules e tabelas
adicionais montadas (vide seu email). Pra fazer o load
balancing agora basta o seguinte comando ao final do
que já usa:

ip ro add default scope global \
    nexthop via 192.168.20.1 dev eth0 weight 1 \
    nexthop via 192.168.10.1 dev eth2 weight 1

Isso permitirá usar os 2 links ao mesmo tempo.
Automaticamente o kernel dividirá as conexões
entre os 2 links disponíveis (cada conexão usará apenas
um link, mas algumas usarão o link1 e outras o link 2).

Claro, pode dar um pouco de trabalho pra ficar com tudo
ok, é o tipo de serviço serviço que vai muito além do
"apt-get install servidorX", mas no geral é isso aí.

Tom Lobato
www.tinecon.com.br