Terminais não tão burros, /home concentrado, replicação, segurança, cópia e alta disponibilidade

Bom dia!

Desculpem o assunto comprido, mas estou precisando reunir as soluções pontuais que venho implementando numa só.

      Meu esquema de necessidade seria o seguinte:

       ------------
       ------------    prioridade
      --------------       ^       -------     DNS, VoIP,
      --------------               -------       outros

         -------> Baixa prioridade de banda.

      --------------
      --------------

        ----------       ----------------      Terminais não tão
        ----------       ----------------      Debian Lenny (testing)

            |----| Servidor de arquivos/diretórios 1 |---\
            |----| Servidor de arquivos/diretórios 2 |---/

            |----| Servidor de banco de dados 1 |---\
            |    --------------------------------   |\
            |                                       | > replicação
            |    --------------------------------   |/
            \----| Servidor de banco de dados 2 |---/
                 --------------------------------

Os servidores estarão todos com Debian Etch (stable) e os terminais com Debian Lenny (testing). Devido ao alto custo de um terminal magro "thin client" e suas limitações de processamento, venho tentando implementar terminais multi-usuário, quatro cada, com processadores Sempron de baixo consumo (35W/45W), tendo uma significativa economia de energia tal como com os "thin clients", porém com limite de distância entre os terminais, o que não é tão problemático, e veja que o custo de uma solução para 4 (quatro) terminais fica equiparável ao de 1 (um) "thin client", sendo o consumo de energia "pau-a-pau" e necessidade de um servidor de altíssimo desempenho, visto que o processamento é local e não remoto, remoto apenas os arquivos. Esta solução está andando até que bem...

Meu problema está que tenho nas soluções implementadas apenas um servidor de arquivos, o qual tem uma partição para cada terminal destes, contendo dados do sistema e usuários, sendo a cópia de segurança feita em cada terminal. Queria então ter dois destes servidores, dados de usuários concentrados em uma partição, dados de sistema em outra (ou mais), onde os terminais compartilhariam a os arquivos de sistema, com exceção do /var e /etc, basicamente, que cada um terá os seus. Com o /home único, poderia ter em qualquer terminal a possibilidade de login de qualquer usuário então esse terá sua ambiente pessoal independentemente do terminal.

Com esse novo /home, posso então fazer as cópias de segurança total (limpa) uma vez por semana, e, nos outros dias, apenas as diferenças entre os arquivos e novos arquivos. Assim sendo, preciso contar com alta disponibilidade, isto é, se o servidor de arquivos 1 parar, o servidor de arquivos 2 entra, sendo eles conectados via uma rede gigabit para "garantir" que o for modificar em 1 seja também modificado em 2.

Aí vem o banco de dados, que também precisar ter a mesma lógica de replicação e cópia que existe nos servidores de arquivos.

Alguém conhece algo nesse sentido? LDAP faz replicação de arquivos? E replicação de tudo entre os servidores de banco de dados, alguma sugestão? Tem algo melhor que (NIS|LDAP)+NFS para montar os sistema de arquivos remotamente?

Vejam que o projeto tende a começar do "zero", então procuro o que tiver de melhor a fim de não mais ficar tendo alguém que passar máquina a máquina para atualizar, fazer cópias e resolver problemas pontuais.

      Qualquer dica ou ajuda é bem vinda.

      Abraços.

--
Atenciosamente,