Servidor de e-mail

Caros,

Não estou conseguindo entender como funcionaria um servidor de e-mail local, onde eu gostaria que todas as contas de e-mail que eu possuo(incluindo as contas da esposa) fossem baixadas automaticamente dos servidores e depositadas em suas respectivas contas, sendo que as máquinas de casa deveriam ler este servidor.

Tentei alguns sites/links indicados pelo google mas não obtive a informação de como funciona e se realmente esta implementação é interessante/viável.

Algum dos colegas poderia me iluminar?

Wagner Eduardo Bidin
Banco Citicard S/A
wpqa@credicardciti.com.br