Re: Fw: Re: Grub + Kernel Panic

On 29-11-2007 10:45, Edluise Costa wrote:

> Então o Mr M está sabotando a fábrica da samsung, pois já testei com
> outra HD - lacrado na caixa - da mesma marca e o boot do debian falha
> com kernel panic - o cd de boot está íntegro.

	Isso não faz _nenhum_ sentido. Vamos tentar começar de novo.

	Você disse que usava sua máquina normalmente e que agora ao
ligar ela, aparece o erro do VFS. Você não consegue carregar nenhum
dos 4 kernels, agora você afirmou que tentou com outro HD e teve o
mesmo erro, aqui a sirene disparou.

	Como assim?  O novo HD lacrado não veio com Debian. Como ele
pode ter carregado o GRUB e o seu antigo sistema?

	Qual CD de boot você se refere?
	De qual URL você baixou esse CD?
	O que você quer dizer com "íntegro"?

> Sim, com a opcão reschd32 root=/dev/sda1

	Não, sem reschd32, apenas com o LiveCD, usando o SystemRescueCD
via CD mesmo, só em memória, sem usar nada do seu disco, poderia ser
qualquer outro LiveCD (Knoppix, DebianLive, Ubuntu, Kurumin), algo que
leve sua máquina até um prompt para você obter informações do HD.

> Não, dá o erro:
>
> Dei o boot pelo SystemRescueCD e ele me retorna:
> VFS: Cannot open root device "<NULL>" or unknow-block(8,9)
> Please append a correct "root=" boot option; here are the available

	Coisas *bem* diferentes. Não estou falando do SystemRescueCD
neste ponto, estou falando de um CD/DVD de instalação normal do Etch,
há uma imagem chamada rescue, ela se chama rescue e pergunta vários
itens até inicializar e oferecer um shell de recuperação.

> Não entendi, fdisk -l aonde?

	Num terminal, qualquer, desde que ele esteja na sua máquina,
via Live CD (como o SystemRescueCD).

> trap:/home/edluise# df
> Filesystem           1K-blocks      Used Available Use% Mounted on
> /dev/sda1             74342940  18272680  52293784  26% /
> tmpfs                   510232         0    510232   0% /lib/init/rw
> udev                     10240        52     10188   1% /dev
> tmpfs                   510232         0    510232   0% /dev/shm
> trap:/home/edluise#

	Ok, então, você realmente tem o /dev/sda1 montado que é onde
teoricamente está o seu '/'.

> Não inicializa fera, coloco o CD, aparece F1 pra opcões de instalacão e
> help ou enter pra dar o boot, quando dou enter dá o kernel panic, não
> chega nem no menu de instalacão.

	Hmmm... kernel panic do VFS??? Mas ele não tenta montar nada
com o CD de instalação, ou é outro erro de Kernel Panic?

[...]
> Dando o boot pelo System Rescue CD sem a opcão reschd32 root=/dev/sda1 ,
> apenas dando "enter" em boot=
>

> VFS: Cannot open root device "<NULL>" or unknow-block(8,9)
> Please append a correct "root=" boot option; here are the available
> partitions:
>
> 0800 78184008 sda driver: sd
> 0801 75529566 sda1
> 0802             1 sda2
> 0805  2650693  sda5
> 0b00 1048575 sr0 driver: sr
> Kernel panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on
> unknown-block (8,9)

	O SystemRescueCD não tenta montar nada durante o boot, não
faz sentido que ele dê esse erro, de onde você baixou a imagem?

	Dadas as informações desencontradas eu apostaria na
segunda, mas temos que fazer mais testes até encontrar o que
realmente está acontecendo.

	Numa outra mensagem você mandou o /etc/fstab:

edluise@trap:~$ cat /etc/fstab
#
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/sda1       /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/sda5       none            swap    sw              0       0

	Ele aponta para o /dev/sda5 como SWAP. Então o root=
tem que apontar para a primeira partição mesmo, o que você
pode tentar é usar novamente o PATA: root=/dev/hda1 (mas é
muito estranho).

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)