Re: Grub + Kernel Panic

---------- Original Message -----------
From: "Felipe Augusto van de Wiel (faw)" <faw@funlabs.org>
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Sent: Sun, 25 Nov 2007 15:36:17 -0200
Subject: Re: Grub + Kernel Panic

> On 25-11-2007 13:24, Edluise Costa wrote:
> [...]
>
> [...]
> [...]
>
> 	Hmmm... isso significa que ele não encontrou o "dispositivo"
> raiz especificado, no caso o /dev/hda1 (ou /dev/hda). Recentes
> transições de kernel (para a libpata) renomearam os HDs para /dev/sda
> mas este *não* deveria ser o seu caso, a menos que você tenha feito
> algo envolvendo kernel e bibliotecas (mas pode ser que seja válida a
> tentativa)

Não fiz nenhuma instalação/alteração em kernel/bibliotecas, tentei fazer mudando pra /dev/sda mas o erro continua:

VFS: Cannot open root device "sda1" or unknow-block(0,0)
> [...]

> 	Então eu diria que seu HD pode ter "morrido" (o que não
> faria muito sentido, já que você chega até o GRUB)

Botei um HD que tinha o windows e quando ele dá o boot pelo cd:

> [...]

> ou não está sendo reconhecido como /dev/hda por troca física (para hdb, hdc,

Fazendo a mudança que você falou - creio que não seja isso, pois nem me lembro qual foi a última vez que peguei no hd físicamente:

/dev/hda2 	(hd0,1) - Partição 2 da IDE Primária Master

Mensagem de erro quando dou o boot:

Booting command-list

root(hd0,1)
Filesystem type unknown, partition type 0x5
kernel /boot/vmlinuz-2.6.18-5-686 root=/dev/hda2 ro

Error 17: Cannot mount selected partition

Press any key to continue...

/dev/hdb1 	(hd1,0) - Partição 1 da IDE Primária Slave

Booting command-list

root(hd1,0)
Error 21: Selected disk does not exist
Press any key to continue...

/dev/hdc3 	(hd2,2) - Partição 3 da IDE Secundária Master

Booting command-list

root(hd2,2)
Error 21: Selected disk does not exist
Press any key to continue...

/dev/hdd2 	(hd3,2) - Partição 2 da IDE Secundária Slave

Booting command-list

root(hd3,2)
Error 21: Selected disk does not exist
Press any key to continue...

> Seja como for, a questão é a localização do dispositivo,
> tente iniciar com o SystemRescueCD para ver se ele é capaz de
> identificar e te dizer algo sobre o disco rígido.

Vou da o boot com o SystemRescueCD, mas é muito esquisito........

> 	Abraço,

Valeu