Re: Fw: Re: Grub + Kernel Panic

Felipe Augusto van de Wiel (faw) wrote:

>     Isso não faz _nenhum_ sentido. Vamos tentar começar de novo.
>
>     Você disse que usava sua máquina normalmente e que agora ao
> ligar ela, aparece o erro do VFS. Você não consegue carregar nenhum
> dos 4 kernels, agora você afirmou que tentou com outro HD e teve o
> mesmo erro, aqui a sirene disparou.
>
>     Como assim?  O novo HD lacrado não veio com Debian. Como ele
> pode ter carregado o GRUB e o seu antigo sistema?

O hd não carregou o grub e meu antigo sistema, eu estou tentando
instalar o Debian etch do zero com o cd de instalacão no novo hd, só a
máquina que é a mesma. A propósito, creio que não tenha nada a ver, mas
será algum problema em algum componente de hardware?Já que a máquina é a
mesma......

>     Qual CD de boot você se refere?
>     De qual URL você baixou esse CD?
>     O que você quer dizer com "íntegro"?

CD de instalacão
http://canais.digi.com.br/linux
cheguei a pensar que o CD estava corrompido em alguma parte, por isso
que disse que ele está íntegro.

>     Não, sem reschd32, apenas com o LiveCD, usando o SystemRescueCD
> via CD mesmo, só em memória, sem usar nada do seu disco, poderia ser
> qualquer outro LiveCD (Knoppix, DebianLive, Ubuntu, Kurumin), algo que
> leve sua máquina até um prompt para você obter informações do HD.

Usando o SystemRescueCD como LiveCD, opcão "rescuecd" no boot:

VFS: Cannot open root device "<NULL>" or unknow-block(8,9)
Please append a correct "root=" boot option; here are the available
partitions:

0800 78184008 sda driver: sd
0801 75529566 sda1
0802             1 sda2
0805  2650693  sda5
0b00 1048575 sr0 driver: sr
Kernel panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on
unknown-block (8,9)

>     Coisas *bem* diferentes. Não estou falando do SystemRescueCD
> neste ponto, estou falando de um CD/DVD de instalação normal do Etch,
> há uma imagem chamada rescue, ela se chama rescue e pergunta vários
> itens até inicializar e oferecer um shell de recuperação.

Coloquei o cd de instalação do etch, dessa vez consegui chegar até o
menu de instalação, particionamento que ele encontrou:

IDE1 principal (hda) - 80.1 GB SAMSUNG SP0802N
#1 primária 77.3 GB B F ext3 /
#5 lógica 2.7 GB F swap swap

>     Num terminal, qualquer, desde que ele esteja na sua máquina,
> via Live CD (como o SystemRescueCD).

Abri um shell pelo cd de instalação:

~ # fdisk -l

Disk /dev/hda: 80.o GB, 80060424192 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9733 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes

Device    Boot Start   End   Blocks    Id   System
/dev/hda1 *     1      9403 75529566   83    Linux
/dev/hda2       9404   9733 2650725     5    Extended
/dev/hda5       9404   9733 2650693+   82    Linux swap / Solaris

~ #

http://sourceforge.net/project/downloading.php?group_id=85811&use_mirror=ufpr&filename=systemrescuecd-x86-0.4.1.iso&73090627

> [...]
>
>     Numa outra mensagem você mandou o /etc/fstab:
>

> edluise@trap:~$ cat /etc/fstab
> # /etc/fstab: static file system information.
> #
> proc            /proc           proc    defaults        0       0
> /dev/sda1       /               ext3    defaults,errors=remount-ro
0       1
> /dev/sda5       none            swap    sw              0       0
>

>     Ele aponta para o /dev/sda5 como SWAP. Então o root=
> tem que apontar para a primeira partição mesmo, o que você
> pode tentar é usar novamente o PATA: root=/dev/hda1 (mas é

Já estou quase usando o SystemRescueCD como opcão de boot.

Valeu fera.