Re: HD SATA Debian Lenny

Junior Polegato - Linux wrote:
Júlio César Silva Barcelos escreveu:

    Boa tarde,
    Li seu comentário numa pesquisa do Google e achei muito interessante.
    Gostaria de pudesse solicitar sua ajuda.
    O meu caso é o seguinte:
    1. máquina com HD SATA samsung 80Gb
    2. Processador Celeron dual 3.2 Gz
    3. Memória 512 Mb
    Tentei instalar o Debian Lenny, mas ele nao reconhecia a
    controladora do HD ou não sabia qual era o driver, pedia para
    escolher.  Tentei o Fedora 6, nada.  Fui para o Ubuntu, instalou,
    mas não sinto segurança nele.
    Achei uma dica para instalar o Debian, consegui.  A dica era:
    install generic.all_generic_ide=1.
    Até aí beleza, o problema esta na inicialização. Ele entra a para
    na hora de montar o file system do root.  Não acha a partição sdc3.
    A questão é: o que devo fazer, pois pela sua dica:
    1. esta com um prompt pelo BusyBox, isto é, ganhei acesso root ao
    sistema com o kernel em questão e o sistema montado num "RAM-Disk".
    Isso não aconteceu comigo.  Ele está com, acho que é assim,
    lstrans\ e deixa eu dar um ls, mkdir e acho que outras coisas,.
    Eu tenho uma partição para o boot e uma de swap, só isso.  Se
    entendi direito o que tenho que fazer é:
    a) criar um diretório em /media, por exemplo.
    b) usar o mount /dev/sd?
    Parei aqui, pois digitei ls /dev/sd* e não tem nada em /dev.  Acho
    que não posso montar uma coisa que não existe.
    Tentei no boot alterar o grub e inserir generic.all_generic_ide=1
    depois de "root so", mas nada aconteceu.
    Não sei o que fazer, podes me ajudar.
    Grato
    Júlio César

Olá,

No seu caso, seu problema provavelmente está em o kernel instalado não reconhecer sua controladora SATA, o que lhe força a usar um kernel mais novo. A dica "install generic.all_generic_ide=1" somente serve para o instalador, o qual passar a usar a BIOS em vez da controladora propriamente, o que não é bom. Repare também que na BIOS deve usar opção SATA e não RAID, pois o RAID das placas mãe não são controladoras RAID e sim uma configuração presente na BIOS em que o driver para Windows a verifica e fornece ao Windows o RAID ou os HDs. Com Linux isso não funciona, tem que ficar sempre em SATA nativo ou IDE emulado. A dica que passei pela net foi para quando o HD é IDE e numa atualização de kernel, o módulo (driver) dele para a fornecê-lo como SCSI emulado, isto é, passa de hda para sda, o que certamente não é seu caso. Outra coisa que acho estranho é sdc em vez de sda, tem outro hd na máquina? Tente pegar o último CD de instalação do Debian (netinst), disponibilizado semanalmente com as mais atuais versões e veja se funciona. Pode tentar também rolar a tela, segurando a tecla [Shift] pressionada e pressionando [PgUp] ou [PgDown] e veja se encontra algo sobre a localização e carga do módulo da sua controladora, sda, sdc, SCSI, SATA, enfim, algo que lhe mostre se foi possível ao menos identificar sua controlado e HD. Outras perguntas: Qual a placa mãe, marca e modelo? Quais as saídas dos comandos lspci e lsmod quando entra via CD do Ubuntu? Mande sua pergunta com essas respostas para debian-user-portuguese@lists.debian.org que pode obter mais ajuda, estou mandando com cópia para a lista para ver se alguém pode ajudar apenas com essas informações, apesar de achar difícil.

      Abraços.

Tive um problema similar no Etch quando era testing ainda. A solução foi adicionar a opção irqpoll à linha do menu.lst que carrega o kernel. Ou seja:

kernel          <OPÇÕES_DO_GRUB> irqpoll

O meu problema concreto foi que podia instalar sem problemas o sistema, mas não podia inicializar.

Até mais e boa sorte.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red