Re: HD SATA Debian Lenny

Júlio César Silva Barcelos escreveu:
Agora eu consegui resolver o problema do DEBIAN.
Foi assim que consegui:
1. alterei o /boot/grub/device.map
    coloquei (hd0) /dev/hdc
2. alterei o /boot/grub/menu.lst
    coloquei root=/dev/hdc6
Cheguei a essas conclusões devido a uma dica de como ver o que mostrava na tela de carregamento do boot quando ele parava para carregar o "root file system". Verifiquei que ele considerou meu HD SATA Samsung como hdc. Como eu tenho as seguintes partições: windows,documentos,debian,swap,ubuntu,swap. Conclui:
windows=hdc1
documentos (não sei porque)=hdc5
debian=hdc6
swap=hdc7
ubuntu=hdc8
swap=hdc9.
Agora foi moleza. Eu desconfiava que tinha que mexer e ver como é que eu deveria proceder do que ter que pedir a alguém de banda larga para baixar o novo DVD1 do Debian. Agradeço a todos que ajudaram-me e deixo este informe para que nunca desistam do linux e sempre procurem pensar, observar e tentar.

Olá,

      Que bom que conseguiu...
Sobre o hdc5, acontece que o hd antigamente suportava apenas 4 (1/2/3/4) partições, mas com o passar do tempo, a capacidade de armazenar cresceu e surgiu a exigência de mais partições. Para manter compatibilidade, foi criada a partição estendida, a qual poderia ser dividida em partições lógicas (acho que até 255). Dessa forma, o Windows está no hdc1 (primária), o hdc2 é a partição estendida e subdividida em partições lógicas hdc5/6/7/8/9, começando em 5 pelo fato de 1 a 4 ser reservado para primária.
      Pode verificar isso através de:

# dmesg | grep hdc

# fdisk -l /dev/hdc

--