dificuldades em gerenciar inicialização

Pessoal,

um dificuldade que sempre tive foi de manter meu sistema, após anos só
atualizando, com uma inicialização limpa. Normalmente o sistema vai ficando
cada vez mais lento para iniciar. Muitos dos serviços e scripts que estão no
rc2.d ou no rcS.d eu conheço e sei que preciso, mas muitos eu não tenho a
menor ideia.

Meu Laptop, um Dell Latitude D400 com 512MB de RAM e com o processador abaixo:

[ronaldo@mobilix ~]$ cat /proc/cpuinfo
processor       : 0
vendor_id       : GenuineIntel
cpu family      : 6
model           : 13
model name      : Intel(R) Pentium(R) M processor 1.60GHz
stepping        : 6
cpu MHz         : 1594.858
cache size      : 2048 KB
fdiv_bug        : no
hlt_bug         : no
f00f_bug        : no
coma_bug        : no
fpu             : yes
fpu_exception   : yes
cpuid level     : 2
wp              : yes
flags           : fpu vme de pse tsc msr mce cx8 sep mtrr pge mca cmov pat
clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss tm pbe up est tm2
bogomips        : 3191.82
clflush size    : 64

Está gastando cerca de 1:20 minutos para iniciar até a tela de login do GDM.

Vejam como está meu rcS.d e rc2.d

[ronaldo@mobilix ~]$ ls /etc/rcS.d/
README               S18ifupdown-clean         S40networking
S01glibc.sh          S20module-init-tools      S43portmap
S02hostname.sh       S25libdevmapper1.02.1     S45mountnfs.sh
S02mountkernfs.sh    S30checkfs.sh             S46mountnfs-bootclean.sh
S03udev              S30procps                 S48console-screen.sh
S04mountdevsubfs.sh  S34fuse                   S50alsa-utils
S05bootlogd          S35mountall.sh            S55bootmisc.sh
S05keymap.sh         S36mountall-bootclean.sh  S55urandom
S07hdparm            S36udev-mtab              S70x11-common
S08hwclockfirst.sh   S38pppd-dns               S71xserver-xorg
S10checkroot.sh      S38resolvconf             S75sudo
S11hwclock.sh        S39ifupdown               S99stop-bootlogd-single
S12mtab.sh           S40netenv

[ronaldo@mobilix ~]$ ls /etc/rc2.d/
K09apache2        S11klogd         S20ifplugd        S89cron
K19mysql-ndb-mgm  S16ssh           S20makedev        S90binfmt-support
K20mysql          S18portmap       S20openbsd-inetd  S98usplash
K20rsync          S20acpid         S20samba          S99cupsys
K21mysql-ndb      S20alsa-local    S21aumix          S99rc.local
README            S20dbus          S24hal            S99rmnologin
S10sysklogd       S20hotkey-setup  S30gdm            S99stop-bootlogd

Por acaso existe alguma ferramenta para ajudar a otimizar/diagnosticar o
sistema? Será que vale a pena de vez em quando, reinstalar todo o sistema ao
invés de simplesmente ir atualizando (linux way). Eu prefiro atualizar do que
reinstalar.

Ou o tempo de boot está adequado, é isto mesmo?

Ideias?

Valeu
Inte
Ronaldo