Re: configuração do teclado em um notebook Toshiba Satellite A105 S2091

Prezado Eduardo,

Desculpe-me por ter envido essa mensagem diretamente a você da vez anterior. Só agora fui perceber. É meu segundo dia na lista, perdôe-me, irei prestar mais atenção.

Voltando ao assunto:

Eu já havia tentado o sugerido no primeiro dos dois links (http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=9157 , para quem está chegando agora). Quanto ao segundo link ( http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6192), sugestões muito interessantes em diversos aspectos, sobretudo no que diz respeito à saúde, mas nada que me ajudasse no sentido de aprender a remapear o teclado.

Quanto ao teclado nativo, tentei mas não consegui compreender por que não funciona da maneira como eu estou tentando colocar meu teclado para funcionar, já que isso economizaria inúmeras pressionadas na barra de espaços e, a longo prazo, muitos quilômetros percorridos pelas mãos. Combinado com a nova disposição das teclas que eles propõem aumentaria ainda mais a eficiência da digitação quando o usuário de um teclado nativo quisesse escrever em inglês por um breve momento ou escrever em alguma linguagem de programação. Vou postar esta sugestão no fórum do www.tecladobrasileiro.com.br.

Pois é, pessoal. Em minhas buscas ontem ouvi falar sobre um tal de `xmodmap`. Alguém sabe me dizer se esse programa serviria para o que eu estou querendo fazer? Onde eu poderia aprender a mexer nele? Eu não consigo acreditar que o que eu estou querendo fazer possa ser tão difícil. Não é nada mais que combinar o funcionamento do layout `us` com o layout `alt-intl`, por exemplo. Alguém saberia dizer quais arquivos devem ser editados e onde encontrar informações sobre como editá-los? O mapeamento `alt-intl` não está bom para brasileiros que escrevem com frequência em inglês ou usam com frequência programas como o Maple ou o LaTeX. Se alguém soubesse como fazer um novo mapeamento ou onde encontrar informações a respeito eu estaria totalmente dentro do projeto de escrever um novo mapeamento. Tenho certeza de que seria muito útil para a comunidade.

Muito obrigado mais uma vez,
Michael

2007/9/5, Eduardo Rodrigues da Luz <eduardo.r.luz@gmail.com>:
Michael escreveu:
> [...]
> minha página pessoal, aqui na lista, na lista para assuntos
> relacionados a laptops e na lista geral para usuários.
>

> Grande abraço,
> Michael
>

> 2007/9/4, Júnio José <juniojose@gmail.com <mailto: juniojose@gmail.com>>:
>
>     Em 04/09/07, Fabiano Manoel de Andrade<fabianoma@gmail.com
>     <mailto:fabianoma@gmail.com >> escreveu:
>     > >
>     > > Se eu digito `'` seguido de `r`, por exemplo, o resultado é `ŕ`,
>     > > equanto que eu gostaria que fosse`'r`. Mas para produzir este

Michael,
creio que esses tutoriais do vol possam te ajudar:

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=9157
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6192

Eduardo Rodrigues.