Re: Atualizar computador sem conexão com a internet

No dia 02/09/2007 às 18:41,
Thadeu Penna <thadeu.penna@gmail.com> escreveu:

> Duas possíveis saídas:
> 1) o espelho atual do debian-security (eu mantenho aqui) ocupa 3,6Gb
> para etch e lenny, amd64 e i386. O etch i386 deve ser a menor partição
> deles.
> 2) Copie o  /var/lib/apt/lists/seu_repositorio_preferido_Packages do
> micro ligado na internet para o micro desconectado. Simule o apt-get
> dist-upgrade e pegue o nome dos pacotes redirecionando para um
> arquivo. Aí é só baixar os pacotes no micro-servidor.

Olá Thadeu,

A primeira opção não é interessante para o meu caso, pois não tenho
muito mais do que meio GB livre. Quanto à segunda, o micro que tenho
conectado à internet é um AMD64 usando Debian testing, portanto os
repositórios não batem.

Na minha concepção, a ferramenta ideal para essa tarefa faria:

No computador sem internet:

- Leria as informações do repositório (sources.list) bem como
  a configuração do apt (apt.conf).

- Extrairia detalhes sobre os pacotes instalados no sistema (como um
  dpkg -l)

- Salvaria todas estas informações em um arquivo

O usuário então levaria o arquivo gerado no computador com internet:

- A ferramenta leria o arquivo gerado no outro computador e de posse
  dele:

  - Verificaria se há atualizações segundo o repositório do computador
    sem internet (baixaria os Packages da internet)

  - simularia um 'apt-get dist-upgrade' (ou similar, de acordo com o
    desejo do usuário) para resolver dependências e então baixaria todos
    os pacotes necessários.

- O usuário levaria os pacotes de volta ao computador sem internet e a
  ferramenta completaria a operação, instalando as atualizações.

Talvez esta ferramenta já exista, no entanto.

> Como a grande maioria é de atualizações de segurança, não vejo muita
> necessidade destas atualizações.

Você tem razão, mas há a possibilidade de eu eventualmente migrar essa
máquina para um testing, por isso já gostaria de ter um esquema pronto.

--
Douglas Augusto

$ 10:12:36 up 32 days, 15:14, 36 users, load average: 0.24, 0.22, 0.18