Re: Como se usa um pen-drive???

On Wed, Aug 08, 2007 at 09:36:53AM -0300, Sávio Ramos wrote:

> Hummmm.... Acho que sim. Veja se é isto:
>
> Digamos que você tenha um dispositivo de 1GB, parte dele é reservada ao
> journal, por exemplo, 50KB. Neste pequeno pedaço será gravado e apagado
> várias vezes as informações sobre os arquivos do dispositivo. Daí, esta
> pequena parte sofrerá um desgaste maior que o restante e num determinado
> momento você perderá 1GB por causa daquela merreca de  50KB. Se for
> isto, concordo com você.

Quase isso, mas o problema não é tão grande assim por alguns detalhes
que tinham nos links que mandei. Os pen drive USB têm um controlador
interno que garantem que todas as partes sejam igualmente usadas, isto
é, cada nova gravação é feita num setor diferente. Assim, o aumento do
desgaste com o journal está ligada somente ao aumento de espaço
ocupado, e não ao uso mais rápido de um determinado setor da memória.

> No mais cabe a quem usa decidir se vale a pena o desgaste para usar o
> XFS. No meu caso acho que sim pois gosto que os arquivos mantenham suas
> permissões inalteradas quando andam de lá para cá e daqui para lá.
> Afinal o preço destas coisinhas está irrisório e além do mais ninguém
> usa isto para fazer cópia de segurança, não é mesmo?

Claro, cabe a cada um decidir. Mas como funciona esta história de
permissões inalteradas? E se você abrir o seu pen-drive numa máquina
em que outro usuário tem o seu uid?

Tiago.