Re: Como se usa um pen-drive???

On 8/6/07, Tiago Saboga wrote:
> De qualquer maneira, acrescentaria que um journal deve representar sim
> algum aumento no uso, já que mais informações são mantidas gravadas
> (posso estar errado; tomara que alguém que sabe mais se meta ;) )

Eu não cheguei a procurar nada sobre o que estamos discutindo e nem ao
menos ler os links que o Tiago enviou porque estou sem tempo agora.

O que eu queria comentar é que a situação fictícia que o Sávio
descreveu realmente não poderia acontecer, acho que nenhum SO, com
qualquer sistema de arquivos iria mudar dados de lugar, achando que
outros dados ficariam melhor nos blocos em questão (exceto no caso de
um desfragmentador rodando, o que não é o caso). Também não
aconteceria o caso de dados mais recentes serem gravados enquanto
dados mais antigos ficam esperando.

Bom, o grande problema é a situação do Sávio deixou de lado o
"journal" cuja existência é exatamente o foco da discussão. Talvez
isso signifique que o Sávio não entende direito que é um sistema de
arquivos com "journal". O journal é um registro de operações que fica
gravado geralmente no mesmo dispositivo em que ficam os dados. O SO
registra coisas tipo "vou gravar dados no bloco tal", "terminei de
gravar coisas no bloco tal", para facilitar a volta do sistema de
arquivos para um estado consistente em caso de falhas.

Assim, voltando ao exemplo, para gravar os vários arquivos do exemplo,
vários registros desses seriam gravados em algum lugar especial do
pendrive (o journal), como os registro são pequenos (menores que um
bloco) e não possível gravar só parte de um bloco, os blocos dessa
região vão sendo usados para gravações seguidas, dimuindo sua vida
útil.

Entendeu melhor nosso ponto de vista, Sávio?

--
Bruno Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/