Re: Como se usa um pen-drive???

Em Mon, 6 Aug 2007 10:26:57 -0300
"Bruno Schneider" <boschneider@gmail.com> escreveu:

> A gravação não ocorre apenas quando se "desmonta" o dispositivo. Ela
> ocorre sempre que o sistema operacional achar que deve (e muita gente
> configura pendrives para gravação instantânea). Quando o dispositivo
> for desmontado, aí grava-se aquilo que não tinha sido gravado ainda.

Já que você falou o que você acha e como eu não encontrou nenhuma
referência, vou achar alguma coisa também.

1) Considere que não configurei o dispositivo para gravação instantânea,
afinal não sei como se faz.

2) Vou gravar seis arquivos: A, B, C, D, E e F

Seleciono os arquivos A,B e C e mando gravar, o sistema acha que deve
gravar o A e os outros dois deve aguardar mais um pouco. Mudo de
diretório e mando gravar mais três. O sistema grava imediatamente o F e
os outros dois devem aguardar. Mando desmontar o dispositivo, neste
momento o sistema grava os que ficaram faltando, os arquivos: B,C,D e E.

Qual a diferença entre gravar antes ou depois? Para valer seu
pensamento de "gastar" o dispositivo o sistema deveria ter que fazer
algo assim: O sistema gravou no pen-drive primeiro os arquivos A e F,
quando foi gravar os arquivos B,C,D e E resolveu que o melhor lugar
para eles eram exatamente onde tinha sido gravado os arquivos A e F.
Daí, transferiu para um lugar temporário dentro do pen-drive os dois
primeiros, gravou os quatro e por último transferiu os dois primeiros
para um posição definitiva.

Se essa doideira existir em Linux do jeito que vocês afirmam eu vou
trocar para BSD, Hurd ou sei lá o quê!

> Aproveito para fazer um relatório OFF-TOPIC: Comprei duas pendrives
> PQI numa loja famosa na internet. As duas vieram com defeito. Mandei
> elas para a "assitência técnica" que confirmou o defeito e mandou
> outras duas. As outras duas também vieram com defeito. Moral da
> estória: nunca comprem pen-drives da PQI, elas são uma b**ta.

Comprei dois da Kingston e vieram com "defeito", só funcionavam com
winblows. Formatei os dois. Um com FAT e outro com XFS. O primeiro
funciona nos dois sistemas operacionais e o com XFS funciona somente em
Linux com esta restrição de somente um usuário poder gravar nele.

--
Sávio M Ramos
Arquiteto, Rio, RJ