Re: Como se usa um pen-drive???

Em Tue, 7 Aug 2007 14:06:49 -0300
"Bruno Schneider" <boschneider@gmail.com> escreveu:

> Assim, voltando ao exemplo, para gravar os vários arquivos do exemplo,
> vários registros desses seriam gravados em algum lugar especial do
> pendrive (o journal), como os registro são pequenos (menores que um
> bloco) e não possível gravar só parte de um bloco, os blocos dessa
> região vão sendo usados para gravações seguidas, dimuindo sua vida
> útil.
>
> Entendeu melhor nosso ponto de vista, Sávio?

Hummmm.... Acho que sim. Veja se é isto:

Digamos que você tenha um dispositivo de 1GB, parte dele é reservada ao
journal, por exemplo, 50KB. Neste pequeno pedaço será gravado e apagado
várias vezes as informações sobre os arquivos do dispositivo. Daí, esta
pequena parte sofrerá um desgaste maior que o restante e num determinado
momento você perderá 1GB por causa daquela merreca de  50KB. Se for
isto, concordo com você.

No mais cabe a quem usa decidir se vale a pena o desgaste para usar o
XFS. No meu caso acho que sim pois gosto que os arquivos mantenham suas
permissões inalteradas quando andam de lá para cá e daqui para lá.
Afinal o preço destas coisinhas está irrisório e além do mais ninguém
usa isto para fazer cópia de segurança, não é mesmo?

--
Sávio M Ramos
Arquiteto, Rio, RJ