Re: kurumin na faculdade: pinga na internet, faz telnet na porta 80, mas browsers nao navegam!

Em Quarta 14 Março 2007 17:11, RicardoFunke escreveu:
> Olá,
>
> Cara, não faço idéia do que seja ad, mas o que posso dizer é que no
> windows o IE não tem nenhuma configuração especial de autenticação,

geralmente, quando a autenticação é feita via ad ou smbntlmauthalgumacoisa, é
totalmente transparente para o usuário. Ou seja, você entrou no windows com
login-senha, vc está habilitado a usar a internet.
Já vi alguns firewais a alguns anos atras que instalam duas partes, como
cliente-servidor. A máquina que não tiver o cliente do firewall instalado na
máquina, nao se conecta na rede. E não tinha clientes para linux. Ou seja,
fim de questão.

> já instalei o firefox no windows com as configurações padrão, tudo
> acessa normalmente, somente quando entro com o cd do kurumin que o
> browser não entra e respondendo a pergunta do Davi, já tentei o
> konqueror e links e nenhum deles funcionou. No firefox tentei todas as
> configurações possíveis, com proxy, sem proxy, com configuração
> automática, conexão direta e nada. Ah, um detalhe, quando configuro
> para acessar com proxy, com o IP do roteador, ele pede senha.

bingo. Experimente colocar o seu login do windows e a senha do windows nesta
tela.

> Só não
> entendo porque no windows ele não pede senha e a conexão é direta,
> tanto IE quanto Firefox!

justamente pela autenticação ser transparente. Se for real e tão-somente
isto, e você fizer ampla questão de querer navegar "sem autenticar" , talvez
tenha que instalar/fazer funcionar o winbind do seu samba para se autenticar
no dominio e com isto ganhar acesso a web. Mas acho mais pratico, no seu
caso, a tela de login mesmo.

> Sou somente aluno da faculdade e não faço idéia de quem é o
> responsável pelo(s) servidor(es),

Uma boa hora de sair perguntando.

> não sei se vai ser legal perguntar
> isso, talvez ele nem saiba porque,

Se ele está lá, tem obrigação de saber. Só não seria legal perguntar se fosse
utilizar o linux dentro da sua faculdade para alguma prática não-acadêmica.
Talvez o responsável te faça perguntas que você não possa ou não queira
responder :D :D :D
Em todo caso, ele (o responsável) é a pessoa mais adequada para responder as
suas duvidas sobre a rede que você acessa.

> talvez não se interesse em resolver,

Provavelmente não, mas não por preguiça. Quem sabe ele resolva o problema te
dando uma advertência... vai saber... :D

> visto que nas instalações do windows tudo funciona,

é outro parâmetro que está em jogo aqui.  Chama-se SEGURANÇA. Não que uma rede
windows seja mais segura que um galinheiro com telas de arame recozido de 3
metros de altura. Mas nenhum administrador de galinheiros colocaria uma
raposa com pena e bico postiço dentro do galinheiro,  mesmo que ela
cacarejasse. Pq, no fundo, o linux é bem mais poderoso que o windows, em suas
instalações "default". Especialmente o kurumin.

> provavelmente vai por o defeito no kurumin, talvez ele nem saiba o que
> é kurumin 8-b

ou talvez ele te proiba de fazer isto, e coloque senha nas bios das máquinas
para que você não use o kurumin e nenhum outro live-cd. Se for um
administrador com sindrome de teoria da conspiração, vai imaginar que você
queira dar o boot com o live-cd do kurumin apenas para pegar todos os hashes
das senhas guardadas em cache na sua máquina na partição windows, para
quebrar tranquilamente em casa. Ou que queira navegar totalmente anonimo e
sem passar informações sobre o seu login no dominio. Ou que queira sniffar a
rede atrás de informações legais,  como senhas e provas. Ou que queira montar
um servidor de spam da sucursal da mafia russa dos pinguins de "Madagascar"
no Brasil...
(As possibilidades de uma máquina linux em uma rede de faculdade são quase
infinitas... rssrsrrss)

> Mas se eu não conseguir resolver eu vou acabar perguntando... Mas
> continua ae galera, também estou desconfiado que seja um servidor NT
> ou algo ruim(dows)

Não é algo ruim. Informe-se sobre a política de uso do parque computacional da
sua faculdade. E prepare a sua retórica de defesa com *sólidos argumentos*
que justifiquem você utilizar um live-cd de outro sistema operacional no
lugar do sistema padrão de sua faculdade caso a política seja contra ou caso
possa ser mudada para ser contra. Mas isso é com você.

[ ]s, e divirta-se.

Henry

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/