kurumin na faculdade: pinga na internet, faz telnet na porta 80, mas browsers nao navegam!

Olá lista,

Como pode eu conseguir pingar na internet, fazer telnet na porta 80,
usando nomes, fazer traceroute e tudo, mas os browsers não navegarem?

Estou tentando isso com o live cd do kurumin 7 na minha faculdade, na
minha casa tudo funciona beleza com esse cd, mas na faculdade não.

Alguém consegue me explicar porque isso pode acontecer?

Instalei o Firefox no windows da faculdade e tudo funfa numa boa, só
não funfa mesmo no live-cd