Res: Como testar uma impressoara serial?

----- Mensagem original ----
De: Junior Polegato - Linux <linux@juniorpolegato.com.br>
Para: Wendell A. Silva <wendell@ctech.srv.br>
Cc: Lista Debian <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Enviadas: Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2007 12:47:17
Assunto: Re: Como testar uma impressoara serial?

EITA MEUS TEMPOS DE TERMINAIS BURROS E IMPRESSORAS MATRICIAIS!!!

> Esses testes acima não funcionam.
> O manual diz que a interface de comunicação é serial padrão RS232-C,
> protocolo RTS/CTS, taxa de transmissão de
> 9600 bps, 8 bits de dados, 2 stop bits e sem paridade. Será que
> preciso de mais alguma coisa?

RTS - Ready to Send - O micro informa para a impressora que tem dados na interface para serem enviados.
CTS -  Clear to Send - A impressora informa ao micro que seu buffer pode receber dados.

Se a impressora não recebe o RTS, não vai liberar a interface serial para receber dados.
Se o micro não recebe o CTS (e estiver configurado para RTS/CTS), não vai enviar nada para a impressora.

Se o protocolo da impressora está como RTS/CTS você precisa ter esses sinais conectados no cabo serial. Senão vc pode fazer qualquer configuração que quiser que não vai sair nada na impressora. O ideal, se vc usa um cabo null modem (aquele que só tem os pinos 2,3 e 5 no DB9, ou 2,3 e 7 no DB25), é que vc configure a impressora para protocolo Xon/Xoff assim como a interface serial do micro.

Outra coisa é dar uma boa olhada na pinagem do cabo e verificar se está certa. Impressoras e computadores são, normalmente, DTE (data terminal equipment), o que significa que os cabos de ligação entre eles devem ser crossover. Algumas impressoras vem de fábrica como DCE (data communications equipment) o que significa que o cabo deve ser direto. Além disso há diferenças nas pinagens dos conectores DB9 e DB25 (se não me engano, os pinos TX e RX são invertidos num conector em relação ao outro modelo), tipo, se o TX no DB25 é o pino 2, no DB9 é no pino 3. Mas isso é outra história. Vc pode pesquisar sobre pinagens da interface RS232C no google.

Abraços.

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358