Re: Sistema de arquivos

On 01/26/2007 08:00 AM, Junior Polegato wrote:

> Olá,
>
>  Acho que ele quis dizer que não tem um bom sistema de recuperação
> quando existe falta de energia (desligamento abrupto). Com o ext3 houve
> a inserção do "journaling", capaz de manter um log das alterações e
> restaurar o ponto "bom" sem corromper arquivos (teoricamente) e o
> "journaling" do xfs não parece ser tão bom.

	O XFS é um dos melhores "journallings" e até onde sei, desenhado
pra cenários mais complexos que os do ext3. Falta de energia não é um dos
maiores problemas pra quem está em missão crítica com Data Center movido
a gerado, hardware morrendo é!

>  Mais um comentário: é um sistema de arquivos voltado para arquivos
> grande, priorizando a gravação o mais rápido possível, o que é ideal
> para bancos de dados, porém fazendo muito uso de caches, necessitando de
> muita RAM para um bom desempenho e, como já dito, perde dados facilmente
> se houver variações de energia que possam afetar a memória RAM e/ou
> desligar o computador.

	XFS _não_ perde dados facilmente. Uso ele antes de ser integrado
oficialmente na árvore do kernel e _nunca_ perdi dados com XFS, muito
pelo contrário, já recuperei dados que estavam em HDs condenados. É bem
verdade que as ferramentas XFS demandas mais memória e são intensas no
uso dos recursos, no entanto, apagar árvores de diretórios costuma ser
_muito_ rápido em XFS.

	O "mito" dos arquivos grandes vem com o XFS há algum tempo, sem
dúvida ele foi desenhado para arquivos grandes, desde o princípio com
sua estrutura 64-bit ele tem suporte além dos PetaBytes. Mas isso não
faz dele uma alternativa ruim em outras situações, basta ajustar as
opções de "cache" e "sync".

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)