Re: Sistema de arquivos

On 01/23/2007 08:30 PM, Rogério Ferreira wrote:
> Bom dia.
>
>    Algum membro da lista, que esteja usando o XFS como sistema de
> arquivos, poderia me informar como está o seu funcionamento no Debian,
> principalmente no quesito estabilidade (em caso de desligamento
> incorreto) e velocidade?

	Eu uso XFS há algum tempo. O kernel do Debian é muito próximo
do kernel vanilla, a versão do etch vai ser a 2.6.18, e o código do
XFS é _bastante_ estável e o sistema de arquivos é *robusto*.

	No entanto, há situações e situações pra usar XFS. Embora o
FS seja robusto e desenhado pra estar "sempre on-line" (você pode
aumentar o file-system sem desmontá-lo), ele não foi desenhado pra
ficar sendo desligado a todo momento, ou seja, o ambiente dele é um
ambiente onde os serviços não faram e ele precisa sobreviver a outros
problemas que não as quedas de energia (vide o famoso problema dos @s).

	XFS também não é dos mais rápidos pra arquivos pequenos, sua
velocidade está em servir arquivos grandes e em movimentar massas de
dados, inclusive no quesito mover/renomear ele é um dos sistemas de
arquivos mais rápidos que existe.

	Há quem diga que dependendo da sua aplicação, se você precisa
de velocidade, o melhor é usar ext2 (se você não precisar de journalling),
é ilusão acreditar que seu FS vai salvar você de erros de desligamento. O
objetivo do journalling é garantir consistência e dar agilidade para as
tarefas facilitando a operação interna.

	RAIF e RAID podem ajudar (e muito) nestes casos, embora RAIF
ainda seja um conceito novo e não esteja sendo tão amplamente adotado
como RAID é. Há quem tenha pesadelos todos os dias com XFS, há quem
diga que é o melhor FS do mundo, o que eu posso dizer é que sempre
tive experiências felizes e que recomendo ele para ambiente com
no-break no lugar de jfs, ext[34] e reiserfs[34]. Mas sei de pessoas
que mesmo confiando no XFS para seus servidores, usavam ext3 em seus
notebooks. ;)

	Veja o comparativo na wikipedia sobre os diferentes sistemas
de arquivos, é interessante pra saber algumas das características. Há
também artigos interessantes sobre "fine-tunning" de XFS pra reduzir
os problemas em ambientes com constantes quedas de energia.

> Obrigado.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)