Re: Sistema de arquivos

2007/1/25, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org>:

On 01/23/2007 08:30 PM, Rogério Ferreira wrote:
> Bom dia.
>
>    Algum membro da lista, que esteja usando o XFS como sistema de
> arquivos, poderia me informar como está o seu funcionamento no Debian,
> principalmente no quesito estabilidade (em caso de desligamento
> incorreto) e velocidade?

        Eu uso XFS há algum tempo. O kernel do Debian é muito próximo
do kernel vanilla, a versão do etch vai ser a 2.6.18, e o código do
XFS é _bastante_ estável e o sistema de arquivos é *robusto*.

        No entanto, há situações e situações pra usar XFS. Embora o
FS seja robusto e desenhado pra estar "sempre on-line" (você pode
aumentar o file-system sem desmontá-lo), ele não foi desenhado pra
ficar sendo desligado a todo momento, ou seja, o ambiente dele é um
ambiente onde os serviços não faram e ele precisa sobreviver a outros
problemas que não as quedas de energia (vide o famoso problema dos @s).
[...]

Apesar de não entender mto bem essa ultima frase, o comentário como um
todo foi muito bom!

--
Marcos