Marcos Lazarini escreveu:
2007/1/25, Felipe Augusto van de Wiel (faw) <felipe@cathedrallabs.org>:No entanto, há situações e situações pra usar XFS. Embora o FS seja robusto e desenhado pra estar "sempre on-line" (você pode aumentar o file-system sem desmontá-lo), ele não foi desenhado pra ficar sendo desligado a todo momento, ou seja, o ambiente dele é um ambiente onde os serviços não faram e ele precisa sobreviver a outros problemas que não as quedas de energia (vide o famoso problema dos @s).Apesar de não entender mto bem essa ultima frase, o comentário como um todo foi muito bom!
Olá,Acho que ele quis dizer que não tem um bom sistema de recuperação quando existe falta de energia (desligamento abrupto). Com o ext3 houve a inserção do "journaling", capaz de manter um log das alterações e restaurar o ponto "bom" sem corromper arquivos (teoricamente) e o "journaling" do xfs não parece ser tão bom. Mais um comentário: é um sistema de arquivos voltado para arquivos grande, priorizando a gravação o mais rápido possível, o que é ideal para bancos de dados, porém fazendo muito uso de caches, necessitando de muita RAM para um bom desempenho e, como já dito, perde dados facilmente se houver variações de energia que possam afetar a memória RAM e/ou desligar o computador.
-- Atenciosamente, Junior Polegato Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções! Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br