Re: lentidão ao ripar CDs (off-topic)

No dia 23/01/2007 às 21:37,
Tiago Saboga <tiagosaboga@terra.com.br> escreveu:

> Repare se o que toma mais tempo é a ripagem ou a codificação. Suponho que o gargalo seja na
> hora de ripar: tanto o k3b quanto o grip usam o cdparanoia que, como o nome indica, é meio
> paranóico. Isto quer dizer que ele faz uma leitura muito cuidadosa para garantir que não
> fique erro de leitura. Você pode tentar diminuir o grau de paranóia (há uma opção para
> isso, configurável na interface gráfica do grip - não sei para o k3b), e se ficar
> satisfeita com o resultado, deixar assim.

Soh para acrescentar, talvez seja util para a Renata e mais algum
colega, alguns outros programas interessantes para codificar CDs em mp3.

Com excessao do cdda2mp3, que faz parte do pacote icedax, todos os
outros sao nomes dos pacotes e TAMBEM do programa. Uso Etch com o
debian-multimedia no sources.list.

Para extrair a musica do CD:

icedax
cdda2wav
cdparanoia

Sempre pensei que o cdparanoia fosse capaz de ripar ateh discos
'perdidos'. Mas tive uma surpresa vendo o cdda2wav ripar um cd que o
paranoia nao conseguia. Recomendo ter os 3 instalados e sempre a
mao.

Para extrair e jah codificar, bem rapido e sem opcoes:
cdda2mp3 (faz parte do pacote icedax). Tambem jah me salvou um disco
'morto'. Eh interessante definir no seu ~/.bashrc 2 variaveis de
ambiente: MP_CODER e MP_OPTIONS. Isso te dara mais flexibilidade no uso
do cdda2mp3. man cdda2mp3 para entender isso.

Para codificar uso o lame e estou satisfeito.
Estou usando aqui com as seguintes opcoes:

lame -h --vbr-new -V 4 -m s arquivo.wav arquivo.mp3

O --vbr-new acelera uma barbaridade a codificacao. Olhe na man page do
lame para saber sobre isso.

Tem tambem o twolame e o toolame, mas nunca usei.

Ah, eh claro, tem o ogg123 e o oggenc para reproduzir e codificar
arquivos ogg vorbis. Muito bons, mas meu player nao reproduz ogg.
Uma pena mesmo. Ogg eh o futuro. Se nao me engano, ateh jogos famosos estao
usando ogg.

E soh uma sugestao, mas acho mais interessante conhecer os parametros
dos programas para codificar, principalmente se vc tem uma grande
colecao de cds e quer tirar o maximo proveito do mp3 player. Os
programas graficos sao cascas que usam esses utilitarios em modo texto.
Entao, nao ha como escapar de entender os parametros se vc quiser tomar
decisoes acertadas.

E depois de saber o que quer dos programas, o mp3c junta ripper +
encoder e facilita todo o processo. A grande vantagem de ser modo texto
eh que eh instantaneo. Chamou abriu. Nao tem delay, nao tem mouse,
clique, nada que toma tempo. Eh chamar, apertar F6 e esperar alguns
minutos :)

Um abraco

Leandro
--
Leandro Padilha Ferreira - GPG ID: A7FB969E

http://androle.pro.br - leandro@androle.pro.br
No cabe duda, la diferencia entre un niño y un hombre es tan solo el
tamaño y el costo de sus juguetes.
		-- Don Atello. Internaut.