lentidão ao ripar CDs (off-topic)

Olá Pessoal!

sei que o assunto é meio off-topic, mas gostaria de saber se alguém poderia me ajudar.

Bom, eu instalei em outra partição o Ubuntu Edgy Eft (6.10) para ver se teria uma experiência mais agradável com meu novo ipod. Como esperado, tive que baixar (como no meu Debian testing) as libs e codecs para poder ripar e executar mp3. Só que tanto no Debian quanto no Ubuntu o processo está incrivelmente lento. Tentei o Sound Juicer, Grip. K3B (com as libs do KDE), ABCDE etc. Fica muito lento e praticamente inviável. Aqui no trabalho, onde tenho que usar Windows XP às vezes ripo e converto para MP3 usando o Nero e o processo é bem rápido, sendo que a configuração do computador é quase idêntica à de casa.

Muito obrigada por qualquer ajuda!

Renata