Re: lentidão ao ripar CDs (off-topic)

Muito, mas muito obrigada mesmo Leandro! Vocês me ajudaram muito!
Ontem, após usar o hdparm consegui ripar e codificar em 10 minutos (Pentium III/256 MB RAM), tanto com o k3b quanto com o grip. Mesmo assim achei meio lento :-)

Mas vou ver esse mp3c ai que você indicou.

Obrigada!

Renata

Em 22/01/07, Leandro Ferreira < androle@androle.pro.br> escreveu:
No dia 22/01/2007 às 13:59,
Naty Sousa < naty.listas@gmail.com> escreveu:

> Olá Pessoal!
>
> sei que o assunto é meio off-topic, mas gostaria de saber se alguém poderia
> me ajudar.
>
> Bom, eu instalei em outra partição o Ubuntu Edgy Eft (6.10) para ver se
> teria uma experiência mais agradável com meu novo ipod. Como esperado, tive
> que baixar (como no meu Debian testing) as libs e codecs para poder ripar e
> executar mp3. Só que tanto no Debian quanto no Ubuntu o processo está
> incrivelmente lento. Tentei o Sound Juicer, Grip. K3B (com as libs do KDE),
> [...]

Olá

Eu uso o mp3c para ripar cds. E para codificar como mp3 uso o lame. Um
cd normal, de mais ou menos 1 hora de música, dá uns 20 minutos para
ripar e já codificar como mp3, on fly, sem o wav temporário. Tenho um
duron 1200. O mesmo processo num k6 2 400 demora bem mais de uma hora.

Sugiro a seguinte experiência:

instale o lame e o cdparanoia.
# aptitude install lame cdparanoia

Coloque um cd no drive e faça o seguinte:

$ cdparanoia -B "1"

Isso vai ripar a faixa 1 do CD.

Depois codifique:

$ lame track01.wav

Veja quanto tempo demora e se aparece alguma mensagem dizendo que algo
está errado. Se nada está errado, considere usar o mp3c, que é bem
prático de usar e simples. Nunca usei os programas que vc cita para
ripar cds. Nem sabia que o k3b fazia isso.

Veja a saída do apt-cache show mp3c:
MP3c is a program for converting audio-cds into mp3- or ogg-format. It is
a frontend for any grab-program and mp3-encoder; nearly every
encoder should be supported. MP3c has two different run-modes:
- An interactive mode with a menu-environment (based on curses-lib),
   which can be used on text consoles as well as under X11;
- A batch mode, which allows for automatic encoding of cds from shell scripts
   (e.g. from a cron job).
Because of DFSG reasons the default encoder is oggenc from vorbis-tools.

Ah, não esqueça de ver se a leitora de CDs não está pifada. :)

Espero ter ajudado

Leandro

--
Leandro Padilha Ferreira - GPG ID: A7FB969E

http://androle.pro.br - leandro@androle.pro.br
El gato escaldado, del agua fría huye.