Re: Redetectar HARDWARE de REDE

On 1/17/07, Marcos Lazarini <mvlaza@gmail.com> wrote:
Maxwillian,
Meu debian nem modprobe.conf tem.
Estou achando que vc está confundindo outros linux com Debian; eu não
me lembro de ter usado nenhuma vez o /etc/modprobe.conf, e sim o
/etc/modules que é exclusivo do debian.
Na verdade não é obrigatório, é um arquivo de configuração para o
modprobe. Há quem opte por usar o diretório modprobe.d com scripts
separados para cada coisa. Como são poucas as coisas que coloco nessa
lista, simplifico: um arquivo.

Ainda da para usar o modprobe.d para fazer blacklists, um exemplo
disso é o /etc/modprobe.d/local, que tem dispositivos "blacklistados".
Vale para modprobe.conf também.

man 5 modprobe.conf
ou
http://www.die.net/doc/linux/man/man5/modprobe.conf.5.html

Até onde eu sei, os sistemas padrão Sarge e Etch rodam o pacote
discover no boot, então tudo o que puder ser detectado será :-)
Há sim o discover, ele coleta informações do hardware e pode ser sim
utilizado durante o boot. Aqui está como S36discover.
Mas parece que ele só funciona com kernel 2.6, eu nunca testei com
2.4, quem testou me falou que teve de carregar certas coisas
manualmente. (isso num IBM thinkpad, referente ao som e rede)
OBS: Não me pergunte porque esta criatura usou 2.4, até hoje ele não
conseguiu me explicar direito :D

Vc pode colocar alguns módulos específicos no /etc/modules p/ forçar o
carregamento. Ex:

$ cat /etc/modules
pcspkr
psmouse
[...]
speedstep-centrino
cpufreq_conservative
cpufreq_userspace
cpufreq_powersave
Se precisar passar algum parâmetro ai eu acho que complica né? É
díficil ter de usar isso, mas tenho uma placa de rede que só funciona
com umas "forçadinhas" na carga do módulo. (micro antigo, mas roda um
Sarge, onde eu tenho um LAMP - a administração no Debian fica muito
mais rapida e confiável que nas outras distros neste caso)

Por aqui não tem kudzu... :-)
Não entendi... Na verdade Debian tem kudzu sim[1], eu ja vi um
servidor com um que foi instalado por apt-get inclusive.Tem até yast
para Debian[2]  mas não vamos fugir do assunto :)

[1] http://packages.debian.org/stable/utils/kudzu
[2] http://yast4debian.alioth.debian.org/

> OBS: Eu não gosto do hotplug, até deixo ele desativado, prefiro ter o
> controle e não deixar uma ferramenta controlando as coisas para mim...

Sobre o hotplug, ele foi descontinuado no debian Etch. Só tem até o Sarge.
Se ele usa o sarge eu acho que desativar ele e testar manualmente é
uma informação relevante. :)

--
Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>
----