Re: Módulo toshiba_acpi em um Toshiba Satellite A105-S4284

On 1/18/07, Marcos Lazarini <mvlaza@gmail.com> wrote:
2007/1/17, Otávio Fernandes <otaviof@gmail.com>:
> Senhores,
>
> Não consigo carregar o módulo "toshiba_acpi" e o "toshiba" no meu
> notebook, ele é um Toshiba Satellite A105-S4284. Depois de pesquisar
> no Google vi que utilizando o módulo para bios omni
> poderia ser a solução, fiz a instalação e o módulo sobe corretamente
> porem os "toshiba" continuam com erro, vejam:
>
> $ sudo modprobe toshiba
> FATAL: Error inserting toshiba
> (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/char/toshiba.ko): No
> such device
>
> $ sudo modprobe toshiba_acpi
> [...]

Se não me engano, tem que ser bios phoenix p/ esses módulos funcionarem.
Já vi toshibas em que as teclas de atalho de brilho do LCD funcionavam
normalmente (Fn + F6/F7)....

Já p/ mudar a velocidade do processador, há muitas opções, vc tem q
carregar os módulos certos p/ seu processador. Veja qual é o mais
adequado:

$ ls /lib/modules/2.6.18-3-686/kernel/arch/i386/kernel/cpu/cpufreq/
acpi-cpufreq.ko     longhaul.ko     powernow-k6.ko
speedstep-centrino.ko  speedstep-smi.ko
cpufreq-nforce2.ko  longrun.ko      powernow-k7.ko  speedstep-ich.ko
gx-suspmod.ko       p4-clockmod.ko  powernow-k8.ko  speedstep-lib.ko

Depois vc tem q carregar algum governator tbm:
$ ls /lib/modules/2.6.18-3-686/kernel/drivers/cpufreq/
cpufreq_conservative.ko  cpufreq_powersave.ko  cpufreq_userspace.ko
cpufreq_ondemand.ko      cpufreq_stats.ko      freq_table.ko