Re: Redetectar HARDWARE de REDE

2007/1/18, Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>:
On 1/17/07, Marcos Lazarini <mvlaza@gmail.com> wrote:
> Maxwillian,
> Meu debian nem modprobe.conf tem.
> Estou achando que vc está confundindo outros linux com Debian; eu não
> me lembro de ter usado nenhuma vez o /etc/modprobe.conf, e sim o
> /etc/modules que é exclusivo do debian.
Na verdade não é obrigatório, é um arquivo de configuração para o
modprobe. Há quem opte por usar o diretório modprobe.d com scripts
separados para cada coisa. Como são poucas as coisas que coloco nessa
lista, simplifico: um arquivo.

Ainda da para usar o modprobe.d para fazer blacklists, um exemplo
disso é o /etc/modprobe.d/local, que tem dispositivos "blacklistados".
Vale para modprobe.conf também.

man 5 modprobe.conf
ou
http://www.die.net/doc/linux/man/man5/modprobe.conf.5.html

o blacklist fica no /etc/modprobe.d/blacklist mesmo :-)
Entaõ tá esclarecido. Mas vou confessar uma coisa p/ vc: no Red Had eu
usava toda hora esse modprobe.conf... depois que mudei p/ debian,
nunca mais precisei disso... não que eu tenha instalado muitas
máquinas, mas sempre foi tudo tranquilo... e só mexia no /etc/modules

> Vc pode colocar alguns módulos específicos no /etc/modules p/ forçar o
> carregamento. Ex:
>
> $ cat /etc/modules
> pcspkr
> psmouse
> [...]
> speedstep-centrino
> cpufreq_conservative
> cpufreq_userspace
> cpufreq_powersave
Se precisar passar algum parâmetro ai eu acho que complica né? É
díficil ter de usar isso, mas tenho uma placa de rede que só funciona
com umas "forçadinhas" na carga do módulo. (micro antigo, mas roda um
Sarge, onde eu tenho um LAMP - a administração no Debian fica muito
mais rapida e confiável que nas outras distros neste caso)

Opa, acabei de confirmar aqui, e o meu /etc/init.d/module-init-tools
carrega os módulos com os respectivos argumentos que estiverem na
frente dos módulos.... verifique se sua versão faz isso (estou no
último etch)

Nunca precisei, mas acho que funciona sim...

> Por aqui não tem kudzu... :-)
Não entendi... Na verdade Debian tem kudzu sim[1], eu ja vi um
servidor com um que foi instalado por apt-get inclusive.Tem até yast
para Debian[2]  mas não vamos fugir do assunto :)

[1] http://packages.debian.org/stable/utils/kudzu
[2] http://yast4debian.alioth.debian.org/

Opa, mas vc viu qdo foi a ultima alteração dele? Maio/2004... nem tem
no Etch mais...
Estou falando do kudzu pq ele era até algo interessante pois detectava
qdo mudava o hardware. Porém ele era super inseguro e sempre amolava o
admin no boot com aquelas telinhas dialog... :-)
Se vc não estava por perto no boot, nessas hroas vc certamente ganhava
algumas vezes 30 segundos de espera no boot...

Ainda bem que esses tempos passaram! :-D

> Sobre o hotplug, ele foi descontinuado no debian Etch. Só tem até o Sarge.
Se ele usa o sarge eu acho que desativar ele e testar manualmente é
uma informação relevante. :)

Com certeza, mas também é relevante ele saber que dentro em breve, qdo
sair o etch, o hotplug dele será desinstalado e qquer esforço q seja
feito, em breve não será mais necessário (ou necesśario em outro
lugar). ;-)

--
Marcos