Sistema quebrado/ dependências

Olá pessoal! Essa é minha primeira participação na lista (acabei de me inscrever).

Uso o Debian (testing) há uns 3 anos e sempre o achei o melhor sistema, após ter passado por vários outros, entre unices e windows. Porém, semana passada, não estava conseguindo acessar os servidores que estão na minha source.list, que são os "padrões" (debian.org). Pensei que estivessem offline ou então fosse algum problema com backbone internacional. No desespero peguei uma "source.list" na internet, alemã, se não me engano de.debian.org, e fiz a substituição. OK, deu certo e pude baixar o pacote. Só que...

 Não notei que uma (ou duas) das linhas apontava para "unstable". Fiz o update e também, que coisa, um upgrade (sem o dist). Depois disso, não consigo instalar mais nada. Sempre que tento o sistema diz que removerá o Gnome (core), x-window, xorg etc. Ou seja, vários componentes importantes. Estou desesperada!! Logo agora que comprei um iPod e gostaria de vê-lo sendo utilizado sob o Linux com Amarok (tenho as bibliotecas do KDE).

Já fiz várias coisas, como apt-get -f install, removi o cache etc. Peço a ajuda de vocês para resolver esse problemão!

Quero passar a utilizar o Apitude. Como faço, apenas passo a utilizá-lo ao invés do Apt?

Muito obrigada mesmo!

Renata