Re: Sistema quebrado/ dependências

2007/1/16, Naty Sousa <naty.listas@gmail.com>:
Olá pessoal! Essa é minha primeira participação na lista (acabei de me
inscrever).

Uso o Debian (testing) há uns 3 anos e sempre o achei o melhor sistema, após
ter passado por vários outros, entre unices e windows. Porém, semana
passada, não estava conseguindo acessar os servidores que estão na minha
source.list, que são os "padrões" (debian.org). Pensei que estivessem
offline ou então fosse algum problema com backbone internacional. No
desespero peguei uma "source.list" na internet, alemã, se não me engano
de.debian.org, e fiz a substituição. OK, deu certo e pude baixar o pacote.
Só que...

 Não notei que uma (ou duas) das linhas apontava para "unstable". Fiz o
update e também, que coisa, um upgrade (sem o dist). Depois disso, não
consigo instalar mais nada. Sempre que tento o sistema diz que removerá o
Gnome (core), x-window, xorg etc. Ou seja, vários componentes importantes.
Estou desesperada!! Logo agora que comprei um iPod e gostaria de vê-lo sendo
utilizado sob o Linux com Amarok (tenho as bibliotecas do KDE).

Já fiz várias coisas, como apt-get -f install, removi o cache etc. Peço a
ajuda de vocês para resolver esse problemão!

Quero passar a utilizar o Apitude. Como faço, apenas passo a utilizá-lo ao
invés do Apt?

Alguns comentários:

Eu passei a usar o aptitude pq ele faz um log das operações
(/var/log/aptitude). Assim qquer coisa eu posso ver lá o que é que foi
feito. Aliás, isso já devia existir ha muito tempo.... p/ linha de
comando, vc pode usar do mesmo jeito que o apt-get; ele entende umas
respostas a mais além de Y/N/Q :-) alias, muito úteis por sinal.

Vc pode tentar instalar o pacote apt-show-versions; ele mostra a
versão dos pacotes e poderá te dar uma pista pq o sistema quer remover
tudo isso (provavelmente são das malditas dependências - ele acha que
deve migrar um pacote, mas depois isso conflita c/ vários outros e ai
dá esse caos).

Vc tbm pode acertar o sources.list e dar um 'apitude upgrade' ou um
'aptitude dist-upgrade' e ver o que aparece... ele tem mais habilidade
p/ lidar c/ essas dependencias do que o apt-get. Na dúvida, digite ? e
veja o que ele oferece.
(opinião pessoal: eu acho dificil voltar p/ testing, até pq o testing
agora está em freeze; é como se vc estivesse numa versão testing e
fosse voltar p/ o stable - difícil, mas não impossível :-) )

Boa sorte!
Marcos