1024x768 não é mais uma resolução adequada?!

Pessoal,

Tenho um laptop pequeno, sua tela não aguenta mais que 1024x768, que a meu ver
é uma boa resolução.

O problema é que alguns programas devem ter sido feitos para telas de 1280 ou
maiores, pois ao abrir o sujeito ele simplesmente não cabe na tela. Sei que
posso usar a tecla alt para movimentar a janela. Sei também que posso criar
uma área virtual maior, solução aliás horrível, pelo menos para isto.

Será que 1024 já é uma resolução pequena?

Será que teria algo a fazer quanto a isto? Já tentei mudar a resolução do meu
X, mas não adiantou nada.

Normalmente as janelas que não cabem na tela são as de configuração. As do kde
pelo menos quando abertas pelo kcontrol ficam dentro da tela, pelo menos as
que testei, já quando abertas fora do kcontrol, normalmente ficam maiores que
a tela.

Alguém tem alguma dica? Mas se não houver o que fazer, talvez os
programadores, me incluindo na categoria mesmo sem ser totalmente da área,
devessem se preocupar mais em fazer programas que tenham que caber na tela, é
para isto que existem as barras de rolagem verticais e horizontais.

Valeu
Inte mais
Ronaldo
--