[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Script para backup local para local compactando arquivos e mantendo estruturas.



Depende de que tipo de magnetismo estamos falando, se estivermos falando magneto-optical semelhante ao zip drive eu diria OK, mas se estamos falando de magnetico mais comum semelhante as DAT eu diria depende, é muito comum depois de um tempo de uso duma unidade DAT ela sair de alinhamento (igual a unidade de floppy) e quando isso ocorre as DATs sao lidas/recuparadas 100% do que foi criadas nelas, mas se voce pegar seu tape e levar para outra unidade é pouco provavel conseguir restaurar 100%. Resumindo, a unidade DAT não é lá tão "transportável" de unidade para unidade e não é qualquer programa que pode ser usado. Nisso as DLTs sao melhores por serem "transportaveis"

As DATs tem seu disco (tape) até barato, o custo por MB é equivalente ao DVD, porém a unidade DAT é em torno de R$ 4.000,00 enquanto a unidade DVD custa dez vezes menos. Por aqui, as DATs sao guardadas num cofre especial e mesmo assim tapes de 4 anos atras começam a ter problemas, tem tape que voce precisa passar 2 vezes o tape de autolimpeza porque antes de chegar a metade do caminho já sujou o cabeçote de leitura. Então, tudo depende mesmo é do custo/beneficio. As DLTs ainda são muito caras, uma única unidade de 80GB duma DLT tem valor equivalente ou maior que um disco 120G!

[]'s

Vinicius escreveu:

Eu particularmente considero a fita magnética mais confiável que CD/DVD.

CDs e DVDs devem ser guardados longe da luz, calor e umidade. Um freezer ou geladeira é uma boa opção. Guarde os CDs em sacos do tipo ziplock, se possível com um saquinho de silica gel, bem fechados (pode-se utilizar um saco dentro de outro, para garantir)



Reply to: