Re: Fácil mesmo? Será?

Andre Luis Beckel Flor escreveu:
> Olá comunidade!!!
>
> Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos,
> trabalho com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de 10 anos
> na plataforma Windows.

Usuário avançado de Windows.

> Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra entender
> melhor a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito fortes!

Nos últimos 3 anos em particular o linux deu um salto de qualidade
incrível no tocante a desktop e "usuários comuns".

> Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD
> adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como
> usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.

Ótimo. Começou bem.

> Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no
> concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no
> executável e, 'pimba', instalado e configurado!

O Windows e o linux utilizam de paradigmas diferentes no tocante à
instalação de programas.
Ouso dizer que ainda falta muito pro Windows ficar num nível perto do
linux nessa área.
No mundo debian em particular chega a ser ridículo:
Abre o synaptic (ou outro gerenciador de pacotes de sua preferência) faz
uma busca pelo que você precisa (e.g. "html editor") escolhe um na lista
apresentada e manda instalar. O próprio sistema do apt resolve o
restante pra você instalando qualquer dependência que esteja faltando ou
removendo de sua máquina qualquer outro programa que possa gerar
conflito com o que está sendo instalado. Se houvesse algo assim no
Windows com certeza não seria necessário formatar a máquina e
reinstalá-lo a cada 6 meses :)

> Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente
> está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque
> ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar?
> Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê?
> porquê? porquê?

Bom. Você tocou num ponto interessante. Apesar do excelente esforço que
a comunidade faz para suportar todo e qualquer hardware lançado ainda
vão existir casos onde ninguém fez ainda (leia bem, _ainda_) um driver
para o seu dispositivo. Eu particularmente nunca tive um hardware que
não funcionasse em linux e olha que eu já usei tanto hw esquisito de
marcas as mais diferentes possíveis.

Quando você se encontrar numa situação dessas, procure o google. Ele é
seu amigo. Em último caso, substitua o hardware. Eu atualmente não
compro nada que não tenha _bom_ suporte em ambiente linux. Desconfie de
fabricantes que ainda hoje ignoram esse mercado enorme.

> Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema operacional de
> fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade de opções que o
> Linux nos mostra!

Você tem uma versão do Debian-BR-CDD. Excelente distro, bem nos moldes
Debian, uso aqui em 1 das máquinas. Mas vou lhe indicar a instalação de
algo "mais recente": Ubuntu dapper.

Apesar do BR-CDD ter sido lançado agora (durante o fisl como você mesmo
viu) ele é baseado no debian testing pelo que eu sei. O Dapper é mais
novo e tem um suporte a hw simplesmente fantástico.

Como você é usuário avançado de Windows e parece ter uma "mente aberta"
irei lhe indicar um artigo, do Ricardo Bánffy, leia:

http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/O_Windows_esta_o_pronto_para_o_usuario_experiente_/id/2765

[]´s

André Casteliano