Re: Fácil mesmo? Será?

quanto ao modem, apartir da versão breezy do ubuntu talvez te ajude

tente instalando o pacote sl-modem-daemon

faça o download desse pacote e instale ele via dpkg

# dpkg -i sl-modem-daemon

2006/4/28, Ivo Santos Cavalcante Carneiro <ivo.cavalcante@gmail.com>:
> Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD
> adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como
> usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.

Boa iniciativa!

> A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente todos
> meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo auxílio
> a comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas não
> consigo fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem
> instalados, modificados ou removidos depois que, como root, digito:
> #aptitude install pacote_modem.deb.

Tenho um modem desse aqui. Costumava funcionar bem (melhor que no
Windows) quando eu o usava. Depois que contratei banda larga, parei de
usar, mas acho que posso ajudá-lo nisso - em um kernel série 2.4, ao
menos, que era o que eu usava na época.

> Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no
> concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no
> executável e, 'pimba', instalado e configurado!

Huuuummmmm... Como foi dito, isso é uma questão de conceitos. De fato,
não é muito comum 'duplo clique setup.exe' no ambiente Linux. A
principal razão, no meu ponto de vista, é que Windows e Linux utilizam
conceitos beeeeem diferentes no tocante à instalação de software.

No Windows, você obtém o software do fornecedor, que disponibiliza um
instalador no já famoso padrão 'Avançar, avançar, Launch!!'. Isso é o
que você está habituado.

O mundo Linux usa um conceito diferente. Quando você escolhe uma
distribuição, é fortemente incentivado a utilizar os mecanismos de
instalação/configuração de software adotados pela por ela. Traduzindo:
se você quer instalar OpenOffice, Mozilla ou qualquer outra coisa, você
deve procurar primeiro os pacotes disponíveis na SUA distribuição ao
invés dos disponibilizados pelo fornecedor. Você garante, dessa forma,
que os procedimentos de instalação foram testados e planejados para
encaixarem-se bem no seu sistema, sem quebrar nada. Isso não acontece no
Windows, onde cada fornecedor faz o que bem entende.

Pra instalar software no Linux, então, você precisa aprender a manipular
o mecanismo gerenciador de pacotes da sua distribuição. Se ela usa duplo
clique, avançar ou linha de comando, é uma questão de opção. Escolha a
distribuição que mais lhe agrada.

Obviamente, você não está restrito aos pacotes de software disponíveis
na sua distribuição; é possível instalar aplicativos 'de fora'. A
maioria deles, porém, não utiliza interface padrão Windows, devido a
restrições de segurança - não é muito comum nem recomendado utilizar
ambiente gráfico como super-usuário - ou portabilidade, já que estamos
falando software construído com o ideal de liberdade em mente, o que
implica portabilidade - livre escolha de plataforma (Intel, Mac, etc.) .
Aí fica complicado mesmo, por isso a preferência pelos pacotes da
distribuição.

> Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente
> está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque
> ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar?
> Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê?
> porquê? porquê?

Escolha uma outra distribuição, mais orientada a desktop. Tente o
Ubuntu, acho que você vai gostar. Além do mais, é Debian-based. Detalhe:
Ubuntu não é Debian, é baseado nela (não quero flames  :-) ) !!!

Abraços,
Ivo Cavalcante