[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Fácil mesmo? Será?



Caro Andre,

Minha situação é parecida com a sua. Trabalhei durante muitos anos com o software propietário e suas "facilidades" (2 cliques e tal), drivers "perfeitos", etc... Quando conheci o GNU/Linux, descobri que estas facilidades eram, na verdade, uma necessidade do código proprietário. Ou seja, quanto menos você precisa configurar algo, menos você saberá sobre seu funcionamento e mais dependente você se tornará dele.

No Linux acontece exatamente o contrário. Os programas são configurados através de scripts e, na sua maioria, têm o código fonte disponível para que outros programadores possam melhorá-los(coisa impensável no software proprietário). Ou seja, quando você está usando seu Debian com interface gráfica, Open Office e tudo mais, você está usufruindo do trabalho de milhares de pessoas, de graça e legalmente.

É comum que novos usuários se sintam frustrados por não conseguir usar o novo sistema no mesmo nível que utilizavam o antigo. Mas, isso dura até perceberem que o Linux tem uma filosofia diferente. Aqui as pessoas compartilham problemas e soluções, lá as pessoas lamentam os problemas e compram(ou não) as soluções prontas.

Lembre-se, a maior parte do hardware que você está usando foi fabricado exclusivamente para o uso com o software proprietário. Os que foram detectados, se devem ao trabalho de alguém que provavelmente teve um problema igual ao seu, decidiu portar os drivers para o Linux e compartilhou com a comunidade.

Tenha paciência, renda-se aos poderes do senhor "root", procure resolver seus problemas um a um e com certeza você será nomeado senhor do seu sistema.

Um abraço, Leonardo José Nunes.


Andre Luis Beckel Flor escreveu:

Olá comunidade!!!

Meu nome é André Luis, tenho 29 anos, sou casado, não tenho filhos, trabalho com suporte técnico tanto de hw quanto de sw há mais de 10 anos na plataforma Windows.

Aprendi muita coisa ao longo desses anos. Desde o mais simples (criar atalhos) até o mais complexo (editar os registros do Windows), bem como todos os tipos de configuração da parte física do PC.

Desde a época do conectiva4 venho tentando, uma vez ou outra entender melhor a estrutura Unix/Linux, mas há barreiras muito fortes!

Na última edição do Fisl7 ajudei a comunidade do Debian-BR-CDD adquirindo o CD e estou tentando fazer investidas para começar como usuário doméstico para posteriormente arriscar coisas mais ousadas.

A dificuldade está logo no começo: O Debian reconheceu basicamente todos meus hardwares, com exceção do modem conexant. Já postei pedindo auxílio a comunidade, me indicaram sites, arquivos, bem bacana... mas não consigo fazer funcionar. Sempre diz que não há pacotes a serem instalados, modificados ou removidos depois que, como root, digito: #aptitude install pacote_modem.deb.

Também vejo enormes problemas para instalar um simples aplicativo que no concorrente é apenas dar o famoso e patenteado 'duplo clique' no executável e, 'pimba', instalado e configurado!

Será que é mesmo fácil ser usuário de Linux? Tudo bem que minha mente está 'bitolada' ao Windows, com as facilidades e tudo mais, mas porque ser tão difícil instalar aplicativos? Fazer uma impressora funcionar? Fazer minha câmera digital que também tem WebCam funcionar? Porquê? porquê? porquê?

Não peço uma cópia 'livre' do Windows, mas sim um sistema operacional de fácil acesso aos usuários, mesmo tendo a infinidade de opções que o Linux nos mostra!

___
André Luis Beckel Flor
MSN Messenger:
andreluisbflor@hotmail.com




Reply to: