Re: /etc/profile (era: Java)

On 4/13/06, Maxwillian Miorim wrote:
> Quem inicia o KDM, GDM e XDM é o SHELL.
>
> Os SCRIPTS DE INICIALIZAÇÃO DO RUNLEVEL fazem isto.

É verdade, esqueci deste detalhe. Porém o shell que executa os scripts
de inicialização não é um shell de login e portanto não é afetado pelo
/etc/profile. Ou você tem alguma outra explicação para o fato de que
eu fiz o teste do Thiago e ele se comportou como eu esperava?

> Todo o sistema operacional roda sobre o shell, leia sobre a estrutura
> do kernel e tu vai entender o que eu falo.

Se o shell é uma interface para o sistema operacional, como é que todo
o sistema operacional "roda sobre o shell"? Indique algo mais
específico sobre "a estrutura do kernel" que eu leio, se já não tiver
lido antes.

> Eu não falo de no EMULADOR DE TERMINAL ou TERMINAL executar o comando
> startx ou algo do tipo, falo da camada do sistema relacionada à
> interação com o usuário, chamada SHELL ou se traduzir CASCA.

Não entendi o que você quis dizer nesse parágrafo. Todo shell é
"camada do sistema relaciona à interação com o usuário". Os scripts de
inicialização só são usados porque essa é uma forma fácil e
configurável de iniciar o sistema. Poderia ser diferente, como é em
outros sistemas operacionais.

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/