Re: definir path como usuário- export não funciona

Cria um script com nome qualquer em /etc/profile.d (extensão sh), dê
permissões de execução para todos (chmod a+x
/etc/profile.d/arquivo.sh), assim o /etc/profile o carrega, basta
mandar o usuário fazer um source /etrc/profile (se for no X tem que
fazer logoff) e usar com o novo PATH.

Uso este método para o PATH aqui no Slackware  para softwares como:
- Skype (que fica em /opt/skype pelo meu pacote)
- OpenOffice 2 (que fica em /opt/openoffice2 pelo meu pacote)
- KDE 3.5.1 (pacote do slackware)
- J2SE (pacote do slackware)
- Scripts de customização diversos

Note que o /etc/profile deve charmar o arquivo com um . (ponto), que
seria equivalente á um include em várias linguagens, com a diferença
que o arquivo "incluído" é executado *no ambiente do script* (como é o
/etc/profile é no ambiente do usuário), quando /bin/sh script.sh *cria
um novo ambiente* totalmente isolado do que o chamou.

O mesmo vale no shell normal, o certo é . ./script_que_define_path.sh
e não somente ./script_que_define_path.sh

--
Maxwillian Miorim
miorimmax@gmail.com

There's no place like ${HOME}