Opcoes do gcc para o make-kpkg - onde mudar?

Pessoal,
Mais uma questão a respeito de compilação de kernel... nesses ultimos dias, esse tópico andou quente... :-)

Estou compilando meu novo kernel com os novos fontes que sairam do ultimo security update (semana passada?), tudo funcionou, mas estou com uma dúvida:

Lá nas opções do kernel (make menuconfig), escolhi somente a arquitetura que eu quero ter suporte, mas onde eu digo isso para o gcc?

Se nao me engano, precisa setar a opcao -march="athlon" (ou a -mcpu="athlon"), mas nao achei nenhum lugar dizendo onde colocar isso no make-kpkg.

No gentoo, ele segue as opções de um arquivo chamado /etc/make.conf, mas não achei nada semelhante pro debian... Será que tem que mexer direto no makefile? Dá até uns arrepios só de pensar nisso.... :-)

--
Marcos