Re: Opcoes do gcc para o make-kpkg - onde mudar?

Marcos Lazarini,

Em Seg, Março 27, 2006 21:47, Marcos Vinicius Lazarini escreveu:

> Estou compilando meu novo kernel com os novos fontes que sairam do ultimo
>  security update (semana passada?), tudo funcionou, mas estou com uma
> dúvida:
>

> Lá nas opções do kernel (make menuconfig), escolhi somente a arquitetura
> que eu quero ter suporte, mas onde eu digo isso para o gcc?
>
> Se nao me engano, precisa setar a opcao -march="athlon" (ou a
> -mcpu="athlon"), mas nao achei nenhum lugar dizendo onde colocar isso no
> make-kpkg.

Fiz uma varredura no source que compilei da versão 2.6.8 e ajustando o
processador para K7.

Quando executei o make menuconfig e escolhi o K7

O meu .config ficou assim:

# CONFIG_X86_ELAN is not set
# CONFIG_X86_VOYAGER is not set
# CONFIG_X86_NUMAQ is not set
# CONFIG_X86_SUMMIT is not set
# CONFIG_X86_BIGSMP is not set
# CONFIG_X86_VISWS is not set
# CONFIG_X86_GENERICARCH is not set
# CONFIG_X86_ES7000 is not set
# CONFIG_M386 is not set
# CONFIG_M486 is not set
# CONFIG_M586 is not set
# CONFIG_M586TSC is not set
# CONFIG_M586MMX is not set
# CONFIG_M686 is not set
# CONFIG_MPENTIUMII is not set
# CONFIG_MPENTIUMIII is not set
# CONFIG_MPENTIUMM is not set
# CONFIG_MPENTIUM4 is not set
# CONFIG_MK6 is not set
CONFIG_MK7=y
# CONFIG_MK8 is not set

Ao executar o make-kpkg ele checa o valor "setado" e ajusta a compilação
de acordo com esta opção para o processador:

Veja o grep, onde ele testa o CONFIG_MK7, do source do Kernel. Veja que
ele testa o tipo de processador pela variável.

arch/i386/lib/mmx.c:#ifdef CONFIG_MK7
arch/i386/Makefile:cflags-$(CONFIG_MK7)		+= $(call
check_gcc,-march=athlon,-march=i686 $(align)-functions=4)
arch/i386/defconfig:# CONFIG_MK7 is not set
include/linux/autoconf.h:#define CONFIG_MK7 1
include/asm-i386/processor.h:#elif defined(CONFIG_MK7)
include/asm-i386/module.h:#elif defined CONFIG_MK7
include/config/mk7.h:#define CONFIG_MK7 1
include/asm/processor.h:#elif defined(CONFIG_MK7)
include/asm/module.h:#elif defined CONFIG_>

Quando compilei, somente "setei" o processador e ele ajustou o march
específico.

Acho ser isto.

Um abraço,

Luiz Gonzaga da Mata