2 Problemas com o Debian 3.1

Olá lista!

Instalei um Debian 3.1 no meu semprom com placa nvidia de 64 e ai:

1 - o X não funfa, mas lembro que é fácil de arrumar, só não me lembro do comando!

    Alguém poderia me ajudar?

2 - Essa mesma máqui tem duas placas de rede, um 3Com que reconheceu legar, a outra é on_board da placa ASUS, no CD de drivers, um script da placa de rede dizendo que é pra fedora 2, mas acho que server pro debian também, pois é fonte!

   Como faço pra forçar o Debian 3.1 a reconhecer essa placa de rede on_board?

Lista, mais uma vez obrigado a atenção e qualquer dica será muito bem vinda.