Re: servidor de e-mail

Olá Caio,

On Sat, Mar 11, 2006 at 07:11:42PM -0300, Caio Ferreira wrote:
> Prezado André Luís Lopes

Prezado ? :-) Hmm, chique isso hein ? :-)

> Desculpe, foi engano meu, estou utilizando a versão Testing do debian.

Ok, entendido. Você está usando testing/etch.

> smtp_sasl_auth_enable = yes
> smtp_sasl_password_maps = hash:/etc/postfix/sasl_passwd
> smtp_sasl_type = cyrus
> smtp_sasl_security_options = noanonymous
>
> # /etc/postfix/mydestination #
> empresa.com.br
>
> # /etc/postfix/virtual #
> empresa.com.br                   DOMAIN
> abreuc@empresa.com.br            abreuc
>
> # /etc/postfix/sasl_passwd
> empresa.com.br   abreuc

Pela configuração que você indicou acima, você estaria tentando configurar
o Postfix como um "cliente" SMTP AUTH via SASL. O que eu creio que você
precise, é usar os parâmetros smtpd_sasl_* (perceba o "d" do smtpd) e não
os parâmetros smtp_sasl_*.

Da forma acima, você está habilitando o Postfix a atuar como um cliente,
enviando informações de login/senha para um servidor remoto para repassar
as mensagens para o mesmo, o qual, por sua vez, aí sim enviaria as mesmas
para seus destinos finais.

Creio que você queira que seu servidor Postfix autentique seus usuários e
permita que os mesmos enviem suas mensagens via SMTP mediante autenticação
prévia fornecendo login/senha, estou correto ?

Se for esse o caso, você deve seguir as instruções do arquivo
/usr/share/doc/postfix/SASL_README.gz, como eu havia dito antes, mas se
atentar para o fato de que esse arquivo ensina como fazer tanto o parte
servidor quanto a parte cliente.

Você precisaria somente da parte servidor. Mais especificamente, você
deveria começar a leitura na seção de nome "Enabling SASL authentication
in the Postfix SMTP server". Também deveria usar como valor para o
parâmetro "pwcheck_method" do arquivo /etc/postfix/sasl/smtpd.conf (que
dve ser criado, pois não existe) o valor saslauthd e especificar os
mecanismos desejados no parâmetro mech_list (se não me engano, estou
dizendo tudo isso de cabeça), no mesmo arquivo
/etc/postfix/sasl/smtpd.conf.

No Debian, lembre-se também de checar a configuração do arquivo
/etc/default/saslauthd para hailitar o saslauthd e definir o tipo de
autenticação usado (pam, shadow, etc). Qualquer dúvida, poste na lista que
tentaremos ajudá-lo.

Atenciosamente,

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||