Re: servidor de e-mail

Prezado André Luís Lopes

> No início da mensagem você diz estar trabalhando com Debian GNU/Linux 3.1
> (Sarge), mas a versão dos pacotes que está indicando acima são todas de
> pacotes do unstable (sid).

Desculpe, foi engano meu, estou utilizando a versão Testing do debian.

> Você misturou pacotes do unstable em um sistema stable ? Usou algum método
> diferenciado para obter esses pacotes ? Usou pacotes do backports.org
> (creio que não, pois isso estaria indicando na versão dos mesmos) ? Colou
> acima as versões de sua máquina pessoal ao invés do servidor real ?

É do servidor mesmo, é que na verdade a versão do debian é a testing e não stable.

> Instale o sasl2-bin para obter o saslauthd, que pode ser utilizado para
> autenticação SASL usando diversos métodos, como PAM, por exemplo. Instale
> também o libsasl2-modules para ter os mecanismos SASL para autenticação.
>
> Que eu me lembre, de software, seria somente isto. O restante seria
> somente configuração mesmo, tanto da parte do MTA (Postfix) quanto do
> mecanismo de autenticação via SASL utilizado (saslauthd).

Até agora fiz o seguinte:

### Objetivo ###
Servidor de e-mail com smtp authentication
(Postfix+cyrus+SASL+PAM)

### Distribuição ###
debian gnu/linux testing

### Dados tecnicos ###
dominio = empresa.com.br
usuaio = abreuc@empresa.com.br

### Pacote ###
# postfix #
postfix                   2.2.9-1
postfix-doc               2.2.9-1

# cyrus #
cyrus-common-2.2           2.2.12-4
cyrus-imapd-2.2              2.2.12-4
cyrus-pop3d-2.2              2.2.12-4
libauthen-sasl-cyrus-perl  0.12-server-4

# SASL #
libauthen-sasl-cyrus-perl 0.12-server-4
libauthen-sasl-perl          2.09-1
libsasl2                          2.1.19-1.9
libsasl2-modules             2.1.19-1.9
sasl2-bin                        2.1.19-1.9

# PAM #
libpam-doc                0.79-3.1
libpam-modules         0.79-3.1
libpam-pwdfile           0.99-3
libpam-runtime          0.79-3.1
libpam0g                   0.79-3.1

### Configuracao ###

# /etc/postfix/main.cf #
soft_bounce = yes
command_directory = /usr/sbin
daemon_directory = /usr/lib/postfix
myhostname = mail.empresa.com.br
mydomain = empresa.com.br
myorigin = $mydomain
inet_interfaces = all
mydestination = $myhostname, localhost.$mydomain, /etc/postfix/mydestination
mynetworks_style = subnet
mynetworks = 192.168.2.0/24, 127.0.0.0/8
smtpd_client_restrictions = permit_mynetworks, reject_unknown_client
smtpd_recipient_restrictions = permit_sasl_authenticated, permit_mynetworks, check_relay_domains,
reject_unauth_destination, permit
relay_domains = $mydestination, $mynetworks
relayhost = $mydomain
virtual_alias_maps = hash:/etc/postfix/virtual
virtual_alias_domains = safebootbrasiL.com.br
alias_maps = hash:/etc/postfix/aliases
recipient_delimiter = +
home_mailbox = Maildir/
smtpd_banner = SafeBootBrasil $myhostname ESMTP $mail_name ($mail_version)
debug_peer_level = 2
debugger_command =
	 PATH=/usr/bin:/usr/X11R6/bin
	 xxgdb $daemon_directory/$process_name $process_id & sleep 5
sendmail_path = /usr/sbin/sendmail.postfix
newaliases_path = /usr/bin/newaliases.postfix
mailq_path = /usr/bin/mailq.postfix
setgid_group = postdrop
manpage_directory = /usr/share/man
sample_directory = /usr/share/doc/postfix-1.1.11/samples
readme_directory = /usr/share/doc/postfix-1.1.11/README_FILES
alias_database = hash:/etc/postfix/aliases
virtual_maps = hash:/etc/postfix/virtual
append_at_myorigin = no
swap_bangpath = no
append_dot_mydomain = no
smtp_sasl_auth_enable = yes
smtp_sasl_password_maps = hash:/etc/postfix/sasl_passwd
smtp_sasl_type = cyrus
smtp_sasl_security_options = noanonymous

# /etc/postfix/mydestination #
empresa.com.br

# /etc/postfix/virtual #
empresa.com.br                   DOMAIN
abreuc@empresa.com.br            abreuc

# /etc/postfix/sasl_passwd
empresa.com.br   abreuc

Alguém por acaso teria algum texto para poder me ajudar ?
Postfix+cyrus+SASL+PAM

Desde já muito obrigado.

 .''`.   Caio Abreu Ferreira
: :'  :  GNU/Linux Debian