Sistema estranho após pane na fonte de energia

Pessoal,

Provavelmente meu problema é de hardware danificado, mas estou
escrevendo a vocês na esperança de que alguém me ajude a
diagnosticá-lo e de preferência resolvê-lo sem ter que recorrer a
troca de peças. Sei que esta última possibilidade é remota, mas a
esperança é a última que morre.

A fonte de um servidor meu queimou. Achei que eu estaria bem se
simplesmente trocasse, mas parece que não. Após trocar a fonte, liguei
a máquina e espetei na rede, esperando que estivesse tudo bem. Aí é
que aparece o primeiro sintoma: a máquina não consegue alcançar (ping)
nenhuma das minhas máquinas da rede interna e (muito menos) externa. O
contrário também vale: ninguém consegue vê-la.

Achei que a pane tivesse danificado a placa de rede, mas o `ifconfig'
está relatando tudo normal (inclusive o endereço IP). Porém confesso
que não sei se ele é a ferramenta mais apropriada para diagnosticar
esse tipo de problema.

O segundo sintoma pode ser observado depois que a máquina fica algum
tempo ligada. Algumas mensagens de erro referentes a IRQs começam a
ser mostradas no terminal. A transcrição está abaixo: (pode haver
erros aqui. obviamente, tive que copiar tudo manualmente da tela)

Disabling IRQ #14
hda: dma_timer_expiry: dma status = 0x24
hda: DMA interrupt recovery
hda: lost interrupt
hda: dma_timer_expiry: dma status = 0x24

Parece que o disco rígido foi danificado. O que vocês acham? Será que
tem como recuperar este disco (ou pelo menos parte dele)? O problema
com a interface de rede pode estar relacionado com isso?

Abraço,

Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e