melhor método de backup

Pessoal, preciso fazer um backup do diretório home de um usuário que
tem 20G, nesse hd sobra uns 9G e por isso acho que não vai dar fazer
um bzip2. Bom eu preciso jogar esse diretório home em outra máquina,
mas de forma que seja preservado tudo pois fiz umas tentativas com scp
e além de ele seguir os links estava tendo problemas com arquivos com
acentuação (sendo que os dois ambientes estavam em utf-8). Tentei
fazer uma cópia via interface gráfica com o konqueror usando fish e
também teve problemas na acentuação, tentei com smb mas por algum
motivo misterioso ele pede autenticação somente quando tento copiar o
diretório home (quando tento copiar algum conteúdo  desse diretório,
funciona normalmente). Alguém tem alguma idéia?