Re: Permissões

On 2/10/06, Luiz Fernando Oliveira Silva wrote:
> Tente colocar no arquivo global: /etc/profile

Mudar neste arquivo também não deve adiantar porque o /etc/profile é
um arquivo de configuração do bash. Se você roda um programa a partir
de ícones no seu ambiente gráfico, eles não vão sofrer interferência
do bash. Se você chamar o gedit, ou openoffice do bash, aí sim a
configuração do .bashrc vai valer.

Para uma configuração mais global, eu sugiro tentar alterar os
arquivos de configuração do X, ou então instalar o pacote libpam-umask
e aprender a configurar essas coisas.

Porém, configurar umask em lugar NENHUM fai resolver exatamento o
problema descrito. O valor do umask, é apenas uma "máscara". Isso quer
dizer que ele serve para ELIMINAR (e nunca acrescentar) alguns bits de
um valor inicial. Quem define "valor inicial" é o programa que cria o
arquivo.

Assim, se o openoffice acha que os novos arquivos devem ser criados
com permissão 0666, o umask do usuário pode alterar isso para 0644
(retirar permissões), mas não pode alterar para 0775 (aumentar
permissões). O que ao meu ver é ótimo -- por alguém ia querer colocar
permissão de execução num arquivo do openoffice?

--
Bruno de Oliveira Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/