Re: memoria eh dispositivo?

  Oi Jorge, valeu pelas dicas.

  Se tiver mais, continuarei agradecendo, saber não  ocupa
lugar. Acho que ainda não fui nos lugares certos, mas o fato
é que estou achando muita informação em relação a utilização e
configuração do Linux. Mas quando tento ir um pouquinho mais
fundo, acabo caindo em níveis extremamente profundos. Preciso
passar antes pelo intermediários. Ainda sou, digamos, "menor de
idade". O Guillermo disse que vai me mandar um projeto que deve
ajudar muito. Parece que o Bruno Mendes vai aproveitar também!

Uma das coisa que mais escuto sobre a definição de soft
livre é que ele não é pago e que se pode alterar seu código.
Considero essa é a pior definição. Parece que não custa
nada faze-lo, e que é  um bando de desocupados que o
desenvolvem. Além do que, é muito simples, qualquer um
pode entrar e alterar conforme suas necessidades. Tá bom...
Quem assim o define, considero  profundamente como seu
desconhecedor. Soft livre, é livre até para se  vender. Seus
autores, inclusive, não nos  proibem disso.  Uma coisa  é uma
coisa, outra coisa é outra coisa. Alteração e configuração é a
mesma coisa. Uma coisa não tem nada à ver com a outra coisa.
Para mim, soft proprietário é aquele  criado em cima de
um conceito COMPETITIVO, em um  ambiente de disputa,
onde para sobreviver, deve-se restringir o conhecimento
aos limites mínimos. Se o ADVERSÁRIO for menos  capaz ou
até se morrer, melhor.  Já o soft livre, esta baseando em
um conceito COLABORATIVO. Em  um ambiente onde sua
existência e desenvolvimento dependem unicamente da união
e de sua disseminação para todos. Assim, desejo que meus PARCEIROS seja melhores, saibam mais e que vivam muito,
permitindo que nosso sucesso coletivo seja  alcançado com
mais facilidade  e em um tempo mais curto.

É isso aí.
sluiz@connection.com.br

Jorge Pereira escreveu:
Vixe, so tem requier! =)

Vamos lá, como outro companheiro havia falado a alguns e-mails atras, tente esquecer o windows e passar a enxergar o Linux como uma coisa nova, creio que seria interessante você estudar a estrutura do sistema, como funciona os arquivos do kernel em /proc, (man proc), alem disso como funciona tambem os "devices" em /dev, sendo bastante interessante este assunto... (eu quando estudei achei o maximo e ainda acho). partindo disso, respire fundo e va estudar C, com isso procure a documentação da glibc em www.gnu.org <http://www.gnu.org>. ou seja, glibc e a API c no Linux, la vc encontra um material repleto
com todas as bibliotecas, e funções, metodos, etc... que irá precisar.
com isso existem os debugers e compilador desenvolvidos pela gnu que são as maravilhas... procure por. (objdump, gdb, ar, gcc, g++, g77, strip, strings, strace, hxdump, ...) entre outros... Existe um livro excelente na qual estudei para aprender a trabalhar mais a fundo no sistema envolvendo threads, processos, etcc.. (assuntos visto na faculdade em cadeiras como SO1 e SO2), o nome do livro e "Unix Programming" de Richard Stevens.

Dicas.

% Sobre devices no Linux (envolve de LKM ate sys_calls[] com threads e etc... e um escovamento de bit's hardcore) http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2560 <http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2560>

% Build GNUMake
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2826

% Caso queira uma LIB para construir GUI's, utilize a QT (leve + portavel + excelente)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2548

% so trabalhei com GTK utilizando o php (php-gtk), leve e façil... amigo meu da faculdade leu este livro e acho o maximo)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1216

% este sim e o melhor livro sobre devel*Unix
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3162

% sobre socket em unix, eu não li por completo, mais passei a vista na livraria e achei fora do normal
http://www.kohala.com/start/unpv22e/unpv22e.html

OBS: por que meus comentarios tão chamativos por Richard Stevens? ficou curioso? procure no google e veja
se ele e ou não e o guru do posix.
trabalho com Unix desde de 1996, e com linux desde de 1997. meu pai foi analista no instinto banco "banorte" e la ele trabalhou com unix a vida toda, e ele ja havia ouvido falar e tambem havia lido livros do "richard stevens".
Sem querer baixar o nivel, mais o cara e "FODA".
e isso ae, esta e minha opnião..

Boa sorte companheiro!
e seja bem vindo ao mundo GNU. =)