Re: memoria eh dispositivo?

Vixe, so tem requier! =)

Vamos lá, como outro companheiro havia falado a alguns e-mails atras, tente esquecer
o windows e passar a enxergar o Linux como uma coisa nova, creio que seria interessante você estudar a estrutura do sistema, como funciona os arquivos do kernel em /proc, (man proc), alem disso como funciona tambem os "devices" em /dev, sendo bastante interessante este assunto... (eu quando estudei achei o maximo e ainda acho).
partindo disso, respire fundo e va estudar C, com isso procure a documentação da glibc em www.gnu.org. ou seja, glibc e a API c no Linux, la vc encontra um material repleto
com todas as bibliotecas, e funções, metodos, etc... que irá precisar.
com isso existem os debugers e compilador desenvolvidos pela gnu que são as maravilhas... procure por. (objdump, gdb, ar, gcc, g++, g77, strip, strings, strace, hxdump, ...) entre outros...
Existe um livro excelente na qual estudei para aprender a trabalhar mais a fundo no sistema envolvendo threads, processos, etcc.. (assuntos visto na faculdade em cadeiras como SO1 e SO2), o nome do livro e "Unix Programming" de Richard Stevens.

Dicas.

% Sobre devices no Linux (envolve de LKM ate sys_calls[] com threads e etc... e um escovamento de bit's hardcore)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2560

% Build GNUMake
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2826

% Caso queira uma LIB para construir GUI's, utilize a QT (leve + portavel + excelente)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2548

% so trabalhei com GTK utilizando o php (php-gtk), leve e façil... amigo meu da faculdade leu este livro e acho o maximo)
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=1216

% este sim e o melhor livro sobre devel*Unix
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3162

% sobre socket em unix, eu não li por completo, mais passei a vista na livraria e achei fora do normal
http://www.kohala.com/start/unpv22e/unpv22e.html

OBS: por que meus comentarios tão chamativos por Richard Stevens? ficou curioso? procure no google e veja
se ele e ou não e o guru do posix.
trabalho com Unix desde de 1996, e com linux desde de 1997. meu pai foi analista no instinto banco "banorte"
e la ele trabalhou com unix a vida toda, e ele ja havia ouvido falar e tambem havia lido livros do "richard stevens".
Sem querer baixar o nivel, mais o cara e "FODA".
e isso ae, esta e minha opnião..

Boa sorte companheiro!
e seja bem vindo ao mundo GNU. =)

Em 07/01/06, Guillermo Pereyra Irujo < gpirujo@comtron.com.ar> escreveu:
sergio wrote:
> Sim, seu projeto me interessa e se puder mandar, agradeço.

Ok. Agora mesmo não estou em casa, mas nuns dias lhe mando sim.

> Trabalho para ganhar meu dinheiro, dando consultoria,
> instalando servidores, consertando hardware e agora tentando
> migrar todos os meus clientes para Linux. E, pelo menos
> por enquanto estou me dedicando a dois projetos: um deles
> é o Asterisk, já ouviu falar? Presumo que sim, mas se não
> é bem interessante,visite
> http://www.asteriskbrasil.org/tiki/tiki-page.php?pageName=home

Muito muito interesante! Não o conhecia...

> [...]
> faltando apenas enlatar. Captura de imagens, pode usar quantas
> câmeras desejar, movimento das câmenras, envio e recebimento
> de som, monitoração de diversos censores, controle de fechaduras
> luzes e, em construção, catracas. Não terminei o software por falta de
> documentação para manipulação do driver da placa de captura.
> Cheguei a compra dois componentes de terceiros, um para
> comunicação com a porta serial e outro para a placa de captura.
> Ambos necessitariam de licenças para cada copia vendida. Acabei
> abandonando o projeto e agora com a LIBERDADE do LINUX,

Bem! :)

> [...]
> lá na frente. Isso é bom, me desperta interesse, vontade de
> aprender e chegar logo lá. Ai que você talvez possa entrar. Preciso
> aprender a construir uma rotina que detecte um sinal na porta
> paralela ou de preferência na serial e chame uma rotina para
> que essa leia os dados contidos nos pinos de dados. Já postei
> isso em diversas listas mas nunca obtive resposta. Isso em c.
> Ouvi falar também que  é possível até  ligar  sinais do sistema
> para ativar rotinas em scripts escritos em bash. Sabe alguma
> coisa sobre à respeito disso? Ou alguma outra sugestão?

Quase isso mesmo e o meu código. Está feito com real time linux, mas é o
mesmo com o linux comum. O módulo, seguindo um timer, lê a porta
paralela e compara com a leitura anterior; se é diferente, escreve o
novo dado num pipe. No espaço do usuário, um programa qualquer, com
permissão de leitura no pipe, lê os dados e faze o que quiser. Se os
dados se entrada na porta são estocásticos, quiçá seja bom tentar com
real time linux. Você saberá melhor que eu o que necessita.

Aguardeme uns dias que estou de volta em casa e lhe mando tudo.

--
Guillermo Pereyra Irujo
Tandil, Argentina