Re: procmail e caracteres acentuados

On Thu, Mar 03, 2005 at 09:13:35AM -0300, Marcio de Araujo Benedito wrote:

> O procmail é invocado pelo fetchmail, não roda como daemon. E eu
> reiniciei os serviços após a reconfiguração.
>
> Mais uma procurada achei pessoas com o mesmo problema em relação ao vim
> na hora de editar arquivos, mas não tinha solução postada.
>
> Mas todas as referências mencioinavam problemas apenas no modo console e
> varia de programa para programa. Agora estou pesquisando uma maneira de
> fazer todo o console rodar o mesmo charset, independente do programa.

Pelo que disse, suponho que essas máquinas rodam Microsoft Windows
("C:\"). Se este for o caso, o problema provavelemente decorre de
incompatibilidade de codificação de carecteres (charset ou encoding)
entre este sistema operacional e o Debian. Se não me engano, a algum
tempo, o Windows adota UCS-2 como codificação para nomes de arquivos. O
UCS-2 parece ser ANSI compatível mas não ISO8859-1. Por isso a
acentuação aparece de modo incorreto. Eu não conheço o problema em si,
mas conheço o assunto... :-) verifique se você possui o "convmv" e use-o
para converter a codificação (de UCS-2 para ISO8859-1). Retorne o
resultado.

Quanto a questão do Lazarini sobre a aplicabilidade dessas variáveis,
elas são lidas pelo comando no momento em que este é executado (no caso
dos daemons, no momento em que é iniciado). Não é necessário sequer
mudar a configuração do sistema para que essas várias se apliquem a
determinado programa. Uma vez que você gerou o locale, basta digitar
VARIAVEL=VALOR <comando> Ex.: LANG=C man convmv

mandioca