Re: ifconfig e outros sem funcionar

Em Dom, 2005-01-02 às 01:43 -0200, J. F. Mitre escreveu:
> Olá,
>
> a pouco tempo enviei um e-mail comentando o fato que o ping para 127.0.0.1 não
> estar funcionando. entre as tentativas de resolver o problema pediram-me para
> reinstalar o net-tools pois como eu havia dito o ifconfig não estava
> funcionado. Também pediu que eu enviasse o resultado de ifconfig lo
> Presumi que tudo estava bem, mas foi um engano meu.
> Tudo esta bem se eu digitar ifconfig lo ou ifconfig ppp0 ou ifconfig eth0, mas
> digitando ifconfig apenas, sem argumentos retorna a seguinte mensagem de
> erro:
> [...]

"Quase" tudo parece estar configurado normalmente, exceto o broadcast da
interface eth0, que está fora da rede 192.168.0.0/24.

Uma boa alternativa para ir direto a fonte é ter o pacote iproute
instalado e utilizar o comando ip para ajudar no diagnóstico.

Primeiro verifique se as interfaces estão "realmente" ativas com o
comando "ip addr -s show". As interfaces ativas devem conter a flag "UP"
na primeira linha, como exemplo abaixo:

2: eth0: <BROADCAST,MULTICAST,UP> mtu 1500 qdisc pfifo_fast qlen 1000
                              ^^
Caso contrário, tente "levantar" a interface com o comando "ip link set
eth0 up" (nesse caso, eth0...) e volte a verificar o estado.

--
Marcos S. Trazzini <mstrazzini@gmail.com>