ifconfig e outros sem funcionar

Olá,

a pouco tempo enviei um e-mail comentando o fato que o ping para 127.0.0.1 não
estar funcionando. entre as tentativas de resolver o problema pediram-me para
reinstalar o net-tools pois como eu havia dito o ifconfig não estava
funcionado. Também pediu que eu enviasse o resultado de ifconfig lo
Presumi que tudo estava bem, mas foi um engano meu.
Tudo esta bem se eu digitar ifconfig lo ou ifconfig ppp0 ou ifconfig eth0, mas
digitando ifconfig apenas, sem argumentos retorna a seguinte mensagem de
erro:
: erro obtendo informações da interface: %s: dispositivo não encontrado

Oras de onde vem esse erro ? digitando ifconfig lo ou ifconfig ppp0 ou
ifconfig eth0 está tudo certo, pedindo o ifconfig (que deveria retornar as
três) têm erro!!!

Tentanto resolver o problema, observei o seguinte: se eth0 e lo estiverem up,
ifconfig dá o erro mensionado, mas se eles estiverem down, NÂO... oras isso
cheira a erro de configuração, mas de onde, de que arquivo ?

O arquivo interfaces está assim:

# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8), ifdown(8)

# automatically added when upgrading
auto lo eth0

iface lo inet loopback

iface eth0 inet static
  address 192.168.0.1
  netmask 255.255.255.0
  network 192.168.0.0
  broadcast 192.168.1.255

Na inicialização do sistema tem um script que lê esse arquivo. e executa
ifup -a
o script está correto (basta saber que no prompt se digitar ifup -a ele
retorna interfaces up)

outra coisa, não é apenas o ifconfig que não está funcionando, o netstat
também não funciona com a eth0 e lo up

o route -n retorna:
Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface
200.221.25.150  0.0.0.0         255.255.255.255 UH    0      0        0 ppp0
192.168.0.0     0.0.0.0         255.255.255.0   U     0      0        0 eth0
0.0.0.0           0.0.0.0         0.0.0.0         U     0      0        0 ppp0

Se alguém tiver alguma idéia de onde começar a procurar eu já agradeceria
muito...

Obrigado!
J. F. Mitre
P.S.: O sistema está funcionando perfeitamente, o único problema é que eu
preciso instalar um software (não debian) que antes executar o script de
instalação faz ping localhost para testar o sistema e executar o aplicativo.
Estou até para ver se removendo isso do script ele resolve funcionar, já que
as interfaces, como KDE consegue conectar 127.0.0.1 então ele também deve
poder.